Fórum AquaPeixes
Conecte-se ou registre-se e faça parte do melhor Fórum de Aquariofilia!

Registrando-se terá direito a fazer perguntas, esclarecer dúvidas e muito mais...

Veja, passo a passo, como postar fotos;

Fique por dentro das nossas Regras de utilização;

Fique por dentro das nossas Regras para participação do Concurso AquaPeixes de Fotografias;

Acesse nosso site AquaPeixes, para obter mais conhecimentos;

* As publicidades só aparecem para os visitantes!




Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Os membros mais ativos da semana
maciel.luz
 
Marcelo Duarte
 

Últimos assuntos
» Meu Primeiro Aquário
por Marcelo Duarte Hoje à(s) 5:33 pm

» Meu primeiro aquário (plantado)!
por maciel.luz Hoje à(s) 4:52 pm

» Arco-Iris Boesemani ou Lacustre?
por maciel.luz Hoje à(s) 4:50 pm

» todos meus peixes morreram devo tratar a água como para por novos peixes?
por SJorge Sab Out 21, 2017 8:28 pm

» bactericida e fungicida atlantys
por SJorge Sab Out 21, 2017 8:28 pm

» iluminação para aquário plantado
por maciel.luz Sex Out 20, 2017 5:21 pm

» Criadeira FVM - Pote de sorvete-
por maciel.luz Sex Out 20, 2017 5:18 pm

» Ajuda Peixe Mexerica
por maciel.luz Sex Out 20, 2017 5:17 pm

» limpeza no musgo de java
por maciel.luz Sex Out 20, 2017 5:10 pm

» Tenho uma dúvida
por Joao Roberto Ter Out 03, 2017 10:28 am

» Meus peixes não estão bem
por SJorge Dom Out 01, 2017 1:02 pm

» Aquario marinho iniciante
por SJorge Dom Out 01, 2017 6:22 am

» Problemas no Lago do Tio
por SJorge Dom Out 01, 2017 6:20 am

» 480 L Ciclídeos Africanos
por SJorge Qua Set 27, 2017 6:56 am

» Aquário Comunitário 240 L
por SJorge Qua Set 27, 2017 6:50 am

» Como alimentar filhotes de lesbite
por maciel.luz Ter Set 26, 2017 1:54 pm

» Labeo Bicolor não come
por Amarelo Sab Set 23, 2017 11:51 am

» [Doença] Tucunaré não se alimenta e esta sempre escondido no fundo do aquário.
por maciel.luz Qua Set 20, 2017 5:34 pm

» novata no aquarismo com 5 bettas p cuidar
por maciel.luz Ter Set 19, 2017 10:42 am

» Lago de alvenaria do Altaner
por paula moreira Ter Set 12, 2017 6:11 pm

Top dos mais postadores
Mauricio Molina (8253)
 
Adilson (7042)
 
Wladimyr (5849)
 
Beto Lemos (4989)
 
Lucas Duarte (2775)
 
Thiago Marques (2339)
 
juniorfn (2149)
 
david rafael dieter (2124)
 
maciel.luz (2041)
 
Edu Ucceli (2021)
 

Quem está conectado
12 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 12 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 109 em Sex Jun 13, 2014 10:45 pm

Peixes Cardumeiros

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Artigo Peixes Cardumeiros

Mensagem por PabloBOliveira em Sex Jul 01, 2011 7:54 pm

Peixes Cardumeiros.

Muitos peixes formam cardumes na natureza, e as razões por que eles fazem isso têm efeitos que podem ser vistos no aquário. Cardumes na natureza podem variar de dezenas a centenas (como corydoras) e de centenas a milhares (como Neons e Piranhas), e no caso de peixes marinhos, milhões. Sabendo por quê seus peixes formam cardumes ajudará você a entender o comportamento deles no aquário e, em alguns casos, eliminar potenciais peixes briguentos e problemas de compatibilidade.

Várias são as razões para peixes formarem cardumes:

Evitar predadores:

A primeira vantagem de formar um cardume próximo e compacto é minimizar a chance de ser escolhido por um predador. Se você é um peixe pequeno, as chances de ser escolhido como almoço de um peixe maior aumentam bastante. Um pobre e pequeno tetra sozinho contra um Oscar de 45cm seria uma parada dura, mas com um grupo de dezenas ou centenas as chances de que VOCÊ especificamente será comido (talvez seja alguém outro, mas não você) a chance é muito menor, e até a chance de que o predador conseguirá pegar UM de vocês é substancialmente reduzida. Um cardume é uma solução inteligente de
defesa coordenada para evitar e confundir predadores. Sem contar o fato de que o predador vai pensar duas vezes na hora de atacar 150 peixes unidos.

Alimentação:

A maioria dos peixes pequenos é oportunista, comendo o que estiver disponível. Normalmente insetos, organismos que nascem dentro da água (bem pequenos, portanto) ou organismos que moram no fundo são as comidas preferidas. Estes tipos de comidas geralmente são encontrados concentrados em locais específicos na natureza, ao invés de distribuídos uniformemente, e precisam ser encontrados. A lógica é simples: 50 olhos procuram muito melhor do que 2. Se tu não tiver sorte, provavelmente alguém terá. Quando um vai se alimentar, o grupo segue.

Hierarquia:

Muitos peixes tropicais de água doce exibem uma hierarquia bem definida onde há uma ordem de dominância do grupo. Nessa situação, os benefícios do cardume estão disponíveis para todos os peixes, mas o peixe mais forte come primeiro e acasala mais. No reino animal, o topo da hierarquia é sinônimo de genes passando adiante. Como é geralmente o mais forte, os melhores genes prosseguirão. Se mantidos em pequenos números, o peixe dominante, para manter a sua posição, vai continuamente confrontar os outros peixes. Se só existem dois ou três da mesma espécie, eles serão continuamente perseguidos, confrontados e judiados e até podem ter o seu direito à alimentação negado. Essa situação se agrava especialmente se apenas um dos peixes se mostrar mais submisso. Nesse caso, ele será a vítima principal do dominante. Isso resultará em saúde fraca nos peixes menos dominantes, e consequentemente doenças e até morte. Em aquarismo isto pode ser visto em acarás-bandeira, espadas, barbos e até alguns tetras. Em grandes números o peixe dominante tem vários “bodes expiatórios” e então apenas batalhas ocasionais despontarão – só pra mostrar quem manda no pedaço – e cada vez com indivíduos diferentes.

Peixes cardumeiros que param de fazer cardumes:

Em aquários, onde a hierarquia se mantém estável e predadores não aparecem (pelo menos não devem aparecer né, você que nãopesquisou compatibilidade antes de colocar um Oscar no seu aquário de guppies), o senso de segurança que os peixes terão é enorme. A consequência disso é que alguns peixes terão seu comportamento cardumeiro reduzido. Isto pode ser notado bastante em pequenos peixes como tetras, que fazem cardumes mais para defesa.

Eles ficarão espalhados pelo aquário, mas quando a mão gigante que corta as plantas e limpa o fundo do aquário entrar eles farão um cardume muito próximo para defesa. No aquário, se eles sabem que tem outros neons em volta, eles se sentem seguros para sair explorar pois sabem que para qualquer problema tem quem cuide deles. Se privados deste senso de segurança de ver outros da mesma espécie, eles provavelmente ficarão sob constante estresse até ficarem doentes e morrerem.

Jovens e velhos:

Praticamente todos os peixes formarão cardumes quando jovens, e isto é uma continuação de seu comportamento como alevinos, por causa das mencionadas vantagens de encontrar comida e não ser comido. Peixes que ficam grandes quando crescem, têm poucos predadores ou vivem em ambientes onde podem se esconder facilmente, ou têm algum outro tipo de defesa, tiram poucas vantagens de ficar em um cardume e isto pode até ser desvantagens por fazer o peixe ser notado mais facilmente. Quando estes peixes crescerem e atingirem certa idade ou tamanho, eles começarão a ver outros da mesma espécie como ameaça, tanto para a sua comida como para os possíveis alevinos que ele possa vir a ter. Esse é o momento quando comportamentos territoriais e agressivos começam a se desenvolver, normalmente vistos em grandes ciclídeos e grandes peixes-gato (Cascudos, por exemplo). Esta pode ser a causa de por quê aqueles peixinhos que tu comprou na loja como cardume e ficaram os últimos três meses juntinhos agora estão se batendo o tempo todo.

Nadando pertinho sem se bater:

Uma complexa combinação de sentidos permite aos peixes promover esses movimentos suaves e coordenados com se tivessem ensaiado a vida inteira que tanto nos impressionam. Antes se acreditava que um líder apenas coordenava os movimentos. No entanto, agora se sabe que cada peixe responde aos movimentos dos outros peixes, bem como a estímulos como feromônios. Se um peixe se move numa direção diferente, os outros sentem e o acompanham. Os olhos dos lados da cabeça permite aos peixes prontamente ver o que está do lado deles e mover de acordo. No entanto, os sentidos de cardume são a visão, audição, olfato e a linha lateral.

Reprodução:

Num cardume, os peixes têm muito mais chance de encontrar um parceiro (já que eles estarão ali pertinho) e a proteção do cardume garantirá que pelo menos uma grande parcela dos ovos eclodirá e crescerá. Sem essa proteção, os pais teriam de proteger os bebês, o que seria um risco tanto para os pais quanto para os ovos e alevinos.

Bibliografia:

http://www.thinkfish.co.uk/article/Why_Fish_Shoal
http://www.ehow.com/facts_6745578_fish-schooling-behavior-aquarium.html
http://freshaquarium.about.com/cs/beginnerinfo/a/schooling.htm
http://seagrant.gso.uri.edu/factsheets/schooling.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Shoaling_and_schooling
avatar
PabloBOliveira
Experiente
Experiente

Membro bastante Participativo
Inglaterra
Mensagens : 630
Pontos : 668
Reputação : 29
Data de inscrição : 31/01/2011
Idade : 27

Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: Peixes Cardumeiros

Mensagem por Batata em Sex Jul 01, 2011 8:16 pm

Beleza Pablo,
Um belo artigo...
Tenho varios guarus(barrigudinhos) e é exatamente assim que se comportam no lago, as vezes em cardumes separados,outras vezes estão todos juntos.

Os corydoras pelo menos aqui tem o comportmento parecido, ficam dando varias voltas no lago juntos, é até engraçado, parecem estar apostando corrida e as vezes se separam, mas normalmente estao juntos procurando comida.

Tenho uns tetra brancos e uns listrados e eles agora é que se sentem mais a vontade se separando pelo lago, mais quando chego perto pra dar comida, eles correm para debaixo dos aguapes, tipo como se ali fosse o lugar de reunião e defesa deles.

Parabens... Gostei...

Abrçs...
avatar
Batata
Avançado
Avançado

Muito bastante ativo + Ganhador do Concurso de Fotografia
Brasil
Mensagens : 1761
Pontos : 1958
Reputação : 96
Data de inscrição : 12/03/2011
Idade : 50

Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: Peixes Cardumeiros

Mensagem por david rafael dieter em Sex Jul 01, 2011 8:35 pm

Parabéns Pablo belissimo artigo palma
avatar
david rafael dieter
Amigo AQP
Amigo AQP

Muito bastante ativo + Ganhador do Concurso de Fotografia
Argentina
Mensagens : 2124
Pontos : 2484
Reputação : 81
Data de inscrição : 12/02/2011
Idade : 29

Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: Peixes Cardumeiros

Mensagem por Adilson em Sex Jul 01, 2011 8:42 pm

Parabéns Pablo, é um belo artigo, deu gosto de ler.
Abrçs!
avatar
Adilson
Moderador Geral
Moderador Geral

Pontuaçao elevada
1º Colocado
Brasil
Mensagens : 7042
Pontos : 7828
Reputação : 340
Data de inscrição : 07/03/2010
Idade : 42

Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: Peixes Cardumeiros

Mensagem por joão victor em Sex Jul 01, 2011 9:05 pm

Parabens belo artigo...


João Victor Rocha Batista
Sta Barbara d´Oeste S/P affraid
avatar
joão victor
Iniciante Jr
Iniciante Jr


Brasil
Mensagens : 448
Pontos : 538
Reputação : 15
Data de inscrição : 04/06/2011
Idade : 43

Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: Peixes Cardumeiros

Mensagem por Beto Lemos em Sex Jul 01, 2011 9:07 pm

Valeu Pablo uma bela seleçao de artigos


    Os Administradores e Moderadores aconselham que;

Seja sempre ativo no fórum e aprenda mais;
Respeite as regras do fórum;
Apresente-se Aqui ;
Como postar Fotos ;
Visitem nosso site AquaPeixes;
Ficha para Doenças e Tratamentos;
avatar
Beto Lemos
Moderador
Moderador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
Brasil
Mensagens : 4989
Pontos : 5179
Reputação : 202
Data de inscrição : 17/10/2010
Idade : 42

Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: Peixes Cardumeiros

Mensagem por joão victor em Sex Jul 01, 2011 9:34 pm

Se não me engano o hormonio que dizem inibir o crescimento de alevinos é o feromonio...alguem pode confirmar??


João Victor Rocha Batista
Sta Barbara d´Oeste S/P affraid
avatar
joão victor
Iniciante Jr
Iniciante Jr


Brasil
Mensagens : 448
Pontos : 538
Reputação : 15
Data de inscrição : 04/06/2011
Idade : 43

Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: Peixes Cardumeiros

Mensagem por Rocms em Sex Jul 01, 2011 9:46 pm

No meu cardume de Neon tem um que se destaca... tá sempre correndo atrás dos outros, come primeiro, é muito mais ativo... Ou ele é o lider alfa do grupo ou tá precisando de um Gardenal!
avatar
Rocms
Iniciante
Iniciante


Brasil
Mensagens : 33
Pontos : 31
Reputação : 0
Data de inscrição : 08/06/2011
Idade : 42

Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: Peixes Cardumeiros

Mensagem por thijuca em Sex Jul 01, 2011 9:52 pm

Neon tomando gardenal... kkkkkkk
Parabéns pelo artigo Pablo!
avatar
thijuca
Iniciante
Iniciante


Brasil
Mensagens : 78
Pontos : 88
Reputação : 0
Data de inscrição : 16/04/2011
Idade : 44

Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: Peixes Cardumeiros

Mensagem por Thiago Arai em Sex Jul 01, 2011 11:57 pm

Muito bom Pablo
parabéns!
avatar
Thiago Arai
Avançado
Avançado

Membro bastante Participativo
Brasil
Mensagens : 1930
Pontos : 2076
Reputação : 48
Data de inscrição : 30/04/2011
Idade : 28

Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: Peixes Cardumeiros

Mensagem por PabloBOliveira em Sab Jul 02, 2011 5:40 am

joão victor escreveu:Se não me engano o hormonio que dizem inibir o crescimento de alevinos é o feromonio...alguem pode confirmar??

João

Eu tenho quase (QUASE, me corrijam) certeza de que essa história de feromônios para inibir o crescimento dos irmãos é pura besteira.

E Feromônio é um composto químico que afeta outros indivíduos da mesma espécie (comportamento ou fisiologia), enquanto hormônios são químicos produzidos para enviar mensagens às células dentro do corpo.

Pessoal, obrigado pelos elogios. Fiz esse artigo para ensinar a todos e aprendi muito também. Os elogios são mesmo um impulso para continuar coletando conhecimento de qualidade para o fórum.

Abraços!
avatar
PabloBOliveira
Experiente
Experiente

Membro bastante Participativo
Inglaterra
Mensagens : 630
Pontos : 668
Reputação : 29
Data de inscrição : 31/01/2011
Idade : 27

Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: Peixes Cardumeiros

Mensagem por joão victor em Sab Jul 02, 2011 11:43 am

Alguem tem alguma experiencia com alevinos que ficaram bem menores que seus irmãos?


João Victor Rocha Batista
Sta Barbara d´Oeste S/P affraid
avatar
joão victor
Iniciante Jr
Iniciante Jr


Brasil
Mensagens : 448
Pontos : 538
Reputação : 15
Data de inscrição : 04/06/2011
Idade : 43

Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: Peixes Cardumeiros

Mensagem por Adilson em Sab Jul 02, 2011 5:40 pm

Sim, mas isto é normal mesmo, se fosse na natureza os menores teriam menos chance de chegar a fase adulta, alguns de meus alevinos de Kinguio estão menores que outros mais isto é normal.
Abrçs!
avatar
Adilson
Moderador Geral
Moderador Geral

Pontuaçao elevada
1º Colocado
Brasil
Mensagens : 7042
Pontos : 7828
Reputação : 340
Data de inscrição : 07/03/2010
Idade : 42

Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: Peixes Cardumeiros

Mensagem por joão victor em Sab Jul 02, 2011 10:28 pm

Blza é sempre dizem q o motivo é por causa do hormonio...


João Victor Rocha Batista
Sta Barbara d´Oeste S/P affraid
avatar
joão victor
Iniciante Jr
Iniciante Jr


Brasil
Mensagens : 448
Pontos : 538
Reputação : 15
Data de inscrição : 04/06/2011
Idade : 43

Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: Peixes Cardumeiros

Mensagem por Domene em Dom Ago 14, 2011 3:45 pm

Valeu Pablo, belo artigo! Realmente é muito interessante observar o comportamento dos peixes cardumeiros.
Abs!!

Domene
Novo no fórum
Novo no fórum


Brasil
Mensagens : 17
Pontos : 25
Reputação : 0
Data de inscrição : 12/08/2011
Idade : 30

Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo *-*

Mensagem por uatyla em Ter Jan 24, 2012 8:47 pm

Nussa legal esse topico




       
Eu apoio: Clicar em "Obrigado" não dói! Agradeça a quem te ajuda...
Seja sempre ativo no fórum.
Cordialmente: Uátyla
Meu Fórum »Vida de Aquarista«

avatar
uatyla
Avançado
Avançado

Membro bastante Participativo
Brasil
Mensagens : 1809
Pontos : 2014
Reputação : 96
Data de inscrição : 23/01/2012
Idade : 26

http://vidadeaquarista.forumeiros.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: Peixes Cardumeiros

Mensagem por Alex Camilo em Qua Jun 27, 2012 10:53 am

Parabéns Pablo, gostei muito sobre esse artigo. Continue assim nos ajudando mais e mais. valeu.
avatar
Alex Camilo
Novo no fórum
Novo no fórum


Brasil
Mensagens : 6
Pontos : 8
Reputação : 0
Data de inscrição : 11/06/2012
Idade : 42

Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: Peixes Cardumeiros

Mensagem por Luciano em Qua Jun 27, 2012 8:18 pm

Muito bom mesmo, agora entendi porque os espadinhas (macho) sempre que colocava outro, o primeiro morria, e nunca o via apanhar, mas tava sempre num canto com medo.

avatar
Luciano
Iniciante Jr
Iniciante Jr


Participante palpites copa
Brasil
Mensagens : 366
Pontos : 401
Reputação : 0
Data de inscrição : 27/10/2011
Idade : 34

Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: Peixes Cardumeiros

Mensagem por latios_a54 em Sex Dez 07, 2012 7:43 pm

Guppis , espadas , platys , molinesia , peixes gatos formam cardumes ?
avatar
latios_a54
Iniciante
Iniciante


Brasil
Mensagens : 92
Pontos : 133
Reputação : 0
Data de inscrição : 23/02/2012
Idade : 18

Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: Peixes Cardumeiros

Mensagem por Mauricio Molina em Sab Dez 08, 2012 8:38 am

latios_a54 escreveu:Guppis , espadas , platys , molinesia , peixes gatos formam cardumes ?

Não, no máximo vivem em grupos...

Muitos peixes de cardume se formam mais para se proteger de predadores ou tirar proveito da alimentação em conjunto...

Abraços!


    Os Administradores e Moderadores aconselham que;

Seja sempre ativo no fórum e aprenda mais;
Respeite as regras do fórum;
Apresente-se Aqui ;
Como postar Fotos ;
Visitem nosso site AquaPeixes;
Ficha para Doenças e Tratamentos;
avatar
Mauricio Molina
Administrador
Administrador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
2º Colocado
Brasil
Mensagens : 8253
Pontos : 83469
Reputação : 259
Data de inscrição : 19/09/2009
Idade : 34

Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: Peixes Cardumeiros

Mensagem por Thidaiza em Sab Dez 08, 2012 4:22 pm

Ótimo artigo, quanto ao ferormonio não sei se e besteira não.

Meu primo cria discus e bandeiras, ate a 3 ,4 semana ficam todos do msm tamanho, depois alguns disparam e outros ficam menores por algumas semanas ele retira os maiores e os demais crescem da msm forma e fica esse ciclo sempre,uma vez perguntei pq ele fazia isso, a explicação foi essa , filhotes soltam hormonios que dificultam o crescimento dos irmaos, quando se retira os maiores reinicia o ciclo.
avatar
Thidaiza
Iniciante Jr
Iniciante Jr


Brasil
Mensagens : 334
Pontos : 334
Reputação : 10
Data de inscrição : 22/10/2012
Idade : 31

Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: Peixes Cardumeiros

Mensagem por Wladimyr em Sab Dez 08, 2012 9:48 pm

Feromonio é excretado pelos animais para atrair parceiros de cópula e não afeta o crescimento.

Hormonio é produzido internamente no animal e afeta seu proprio crescimento e maturação sexual, não influenciando em nada seus tankmates.

Minha explicação é mais simples, os que disparam no crescimento são mais esganados, comem muito mais deixando pouco para os menores, quando separamos estes, os alimentos chegam mais abundantes para os menores que passam a crescer mais rápido. (na natureza a seleção natural já eliminaria esses peixes mais "fracos" ou incapazes de buscar seu alimento). Em qualquer criação de peixes séria são utilizados muitos aquarios para separar os filhotes por tamanho afim de manter um crescimento continuo.

[]s


Os Administradores e Moderadores aconselham que;

Seja sempre ativo no fórum e aprenda mais;
Respeite as regras do fórum;
Apresente-se Aqui ;
Como postar Fotos ;
Visitem nosso site AquaPeixes;
Ficha para Doenças e Tratamentos;
avatar
Wladimyr
Administrador
Administrador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
Participante palpites copa
Brasil
Mensagens : 5849
Pontos : 5986
Reputação : 393
Data de inscrição : 12/03/2012
Idade : 39

http://www.flickr.com/photos/wladmaciel

Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: Peixes Cardumeiros

Mensagem por Adilson em Sab Dez 08, 2012 11:46 pm

Estou com o Wladimyr, acho que a explicação dele é a mais válida.
Abrçs!


    Os Administradores e Moderadores aconselham que;

Seja sempre ativo no fórum e aprenda mais;
Respeite as regras do fórum;
Apresente-se Aqui ;
Como postar Fotos ;
Visitem nosso site AquaPeixes;
Ficha para Doenças e Tratamentos;
avatar
Adilson
Moderador Geral
Moderador Geral

Pontuaçao elevada
1º Colocado
Brasil
Mensagens : 7042
Pontos : 7828
Reputação : 340
Data de inscrição : 07/03/2010
Idade : 42

Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: Peixes Cardumeiros

Mensagem por Vesno em Sex Fev 22, 2013 11:43 am

Legal demais o artigo. Acho muito legal peixes andando em cardumes nos aquários. Quando tiver um aquário maior quero ter peixes que se comportem assim.
Abraço.
avatar
Vesno
Iniciante
Iniciante


Brasil
Mensagens : 21
Pontos : 27
Reputação : 0
Data de inscrição : 20/02/2013
Idade : 37

Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: Peixes Cardumeiros

Mensagem por Matheus Peçanha em Dom Dez 01, 2013 3:40 pm

Ótimo artigo Pablo, obrigado por compartilhar! palma
avatar
Matheus Peçanha
Iniciante
Iniciante


Brasil
Mensagens : 76
Pontos : 127
Reputação : 3
Data de inscrição : 14/11/2013
Idade : 25

Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: Peixes Cardumeiros

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum