Fórum AquaPeixes
Conecte-se ou registre-se e faça parte do melhor Fórum de Aquariofilia!

Registrando-se terá direito a fazer perguntas, esclarecer dúvidas e muito mais...

overflow - Overflow 11049110 Veja, passo a passo, como postar fotos;

overflow - Overflow 11049110 Fique por dentro das nossas Regras de utilização;

overflow - Overflow 11049110 Fique por dentro das nossas Regras para participação do Concurso AquaPeixes de Fotografias;

overflow - Overflow 11049110 Acesse nosso site AquaPeixes, para obter mais conhecimentos;

* As publicidades só aparecem para os visitantes!




Fórum AquaPeixes
Conecte-se ou registre-se e faça parte do melhor Fórum de Aquariofilia!

Registrando-se terá direito a fazer perguntas, esclarecer dúvidas e muito mais...

overflow - Overflow 11049110 Veja, passo a passo, como postar fotos;

overflow - Overflow 11049110 Fique por dentro das nossas Regras de utilização;

overflow - Overflow 11049110 Fique por dentro das nossas Regras para participação do Concurso AquaPeixes de Fotografias;

overflow - Overflow 11049110 Acesse nosso site AquaPeixes, para obter mais conhecimentos;

* As publicidades só aparecem para os visitantes!




Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» Me ajudem. Kingyou doente
por Wladimyr Ontem à(s) 12:34 pm

» Espessura do vidro
por efemota Qui Mar 21, 2024 2:24 pm

» Dúvidas sobre a confecção de um aquário
por Wladimyr Sex Mar 15, 2024 12:02 pm

» Apresentação
por Wladimyr Seg Mar 11, 2024 9:40 am

» Jack Dempsey não come ração
por Wladimyr Qua Mar 06, 2024 2:37 pm

» Nasceu um filhote de Platti.
por Wladimyr Qua Mar 06, 2024 2:26 pm

» Novo aquário comunitário 58 L
por Wladimyr Qua Mar 06, 2024 1:02 pm

» Nasceram mais 4 filhotes de Platti.
por fabianobarcellos Qui Fev 22, 2024 9:53 am

» KINGUIO com pelote branco.
por SJorge Dom Jan 28, 2024 11:28 am

» Espessura do isopor
por efemota Seg Jan 22, 2024 12:37 pm

» Plantas no aquário.
por SJorge Sáb Jan 13, 2024 3:14 pm

» Substrato que deixa o aquário com Ph ácido ?
por SJorge Sáb Jan 13, 2024 3:11 pm

» Será que este teste é preciso (Amônia) ?
por fabianobarcellos Qui Nov 30, 2023 3:35 pm

» Escolha do termostato
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:13 am

» Apresentação Jordana
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:12 am

» Alguém sabe o que é isso no meu peixe?
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:10 am

» kinguio deitado
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:08 am

» Comportamento peixe Espada
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:04 am

» 1º aquário Betta: problemas com oscilação de PH e água turva
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 5:53 am

» Teste de Amônia é realmente preciso ?
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 5:49 am

Top dos mais postadores
Mauricio Molina (8254)
overflow - Overflow Left_bar_bleueoverflow - Overflow Full_bar_bleueoverflow - Overflow Right_bar_bleue 
Adilson (7042)
overflow - Overflow Left_bar_bleueoverflow - Overflow Full_bar_bleueoverflow - Overflow Right_bar_bleue 
Wladimyr (6191)
overflow - Overflow Left_bar_bleueoverflow - Overflow Full_bar_bleueoverflow - Overflow Right_bar_bleue 
Beto Lemos (4989)
overflow - Overflow Left_bar_bleueoverflow - Overflow Full_bar_bleueoverflow - Overflow Right_bar_bleue 
Lucas Duarte (2775)
overflow - Overflow Left_bar_bleueoverflow - Overflow Full_bar_bleueoverflow - Overflow Right_bar_bleue 
maciel.luz (2621)
overflow - Overflow Left_bar_bleueoverflow - Overflow Full_bar_bleueoverflow - Overflow Right_bar_bleue 
SJorge (2426)
overflow - Overflow Left_bar_bleueoverflow - Overflow Full_bar_bleueoverflow - Overflow Right_bar_bleue 
Thiago Marques (2339)
overflow - Overflow Left_bar_bleueoverflow - Overflow Full_bar_bleueoverflow - Overflow Right_bar_bleue 
juniorfn (2149)
overflow - Overflow Left_bar_bleueoverflow - Overflow Full_bar_bleueoverflow - Overflow Right_bar_bleue 
david rafael dieter (2124)
overflow - Overflow Left_bar_bleueoverflow - Overflow Full_bar_bleueoverflow - Overflow Right_bar_bleue 

Quem está conectado?
26 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 26 visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 306 em Ter Out 26, 2021 10:48 pm

Overflow

+5
Adilson
joão victor
Beto Lemos
Thiago Arai
Eduardo Togoro
9 participantes

Ir para baixo

Em curso Overflow

Mensagem por Eduardo Togoro Ter Jun 28, 2011 11:43 pm

Boa noite pessoal, alguém teria algum tipo de manual para overflow feito de PVC? Estou remontando meu aquário novo que estava sendo feito de "plantário". Chutei o balde com o meu canister que nunca funcionou e fiz um sump. Como a bomba é muito forte para o aquário estou usando ele a uns 60-70% da potencia dele (estimativa bem grosseira), mas mesmo assim gostaria de deixar um pouco mais forte (mais vazão). O problema é que se aumentar a vazão o nível da água sobe até transbordar.

Sendo assim gostaria de tirar algumas dúvidas:
Como se controla o nível da água do aquário? Limitante é a tomada da água. E o limite para cima?
O aumento do comprimento dos canos altera a vazão? Aumentar ou diminuir? Qual?
E se fizer a tomada da água com o cano aberto para baixo? Perde-se o overflow? retomada da água após queda de energia. Só pra ter certeza.
O aumento do diâmetro dos tubos também aumenta a vazão? Alguma estimativa de quanto?
A manutenção do sump dentro do móvel pode provocar o aparecimento de fungos internamente (vai evaporar muita água e móvel fechado)? Alguém já teve este problema?

O sump e overflow já estão montados e funcionando indo para 3º noite. Fiz tudo no domingo. O problema é que não está muito confiável apesar de ter feito já alguns testes de falta de energia e ter retornado sem problemas. Fiz baseado com o que consegui na internet (não muita coisa) e mesmo assim fazendo testes e vendo o resultado. Como não tive aulas de mecânica dos fluidos (vasos comunicantes) to meio perdido.
O modelo que eu fiz é similar a este abaixo. Somente não está com as proporções (medidas) dos cotovelos e tes da figura.

overflow - Overflow Overflow

Podem ser explicações por textos em word, pdf, links, etc em portugues, ingles, chines, japones, alemão... brincadeira... pode ser em ingles também, mas preferencia em portugues Very Happy.

Ah, joguei R$ 100,00 em plantas fora Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy com muita felicidade kkkk tava um lixo

E esse é o meu antigo aquário plantado que agora estou refazendo com o fim da preguiça em remontar o filtro.

overflow - Overflow Dsc00025medium
Vista do aquário
O overflow está sem a "perna" de captação da água na superfície na foto. Na figura, seria o segmento A.

overflow - Overflow Dsc00026medium
Vista do sump

O cano "jogado" no sump é pra fazer um "chuveiro" nas esponjas. A idéia é/era colocar um pote do lado do outro. Mas acabou que desta forma me parece melhor e agora não sei mais o que fazer rsrs. O cano branco é apenas para suporte dos potes acima da linha d'água. Estou bolando ainda como arrumar a bagunça. Não quero furar a bombona para ter espaço em caso de falha no sistema. Just in case if... Lei de Murph é uma sensurado.

Sei que precisa melhorar a disposição Very Happy e conexões (por isso que não está confiável tb!) Smile
Bomba atman 306 eu acho quase 3L de ceramica (falta purigem)
Em cada pote de sorvete tem esponja (preta), fina (azul) e perlon (50 x 35cm). As esponjas foram adquiridas especialmente para testes... parecem que estão funcionando muito bem. Pena não ter tirado fotos do antes e durante. Do jeito que estava parecia que demoraria até 2 semanas pra limpar a água e umas 20 tpas de 100% do aquário!! Parece até mágica.
A filtragem está muito boa mesmo, está limpando rapidamente o aquário. Nada como uma boa vazão e filtragem eficiente.
A luminária será apenas para iluminação estética. Comprei da china e não conseguiu sustentar as plantas o que acabei me decepcionando com ela. Tem 4 lampadas t5 (não sei quantos watts tem que recuperar do site). Duas brancas e duas azuis. Sustentei as plantas que tinha adicionando 3 lampadas compactas de 25w mais a luminaria. Tava muito feio por isso nunca coloquei peixes além de não ter filtro também.
Para não me alongar demais segue foto de um outro hobby que está tomando ultimamente mais tempo do que o aquário. Tinha apenas um, mas gostei tanto que agora são 2 Smile Smile
De vez em quando levo eles pra passear na cobasi da barra pra papear com outros da loja. Fazem o maior sucesso Very Happy.

overflow - Overflow Dsc00113medium

Abraços
Eduardo Togoro
Eduardo Togoro
Iniciante Jr
Iniciante Jr

overflow - Overflow Empty
Brasil
Mensagens : 294
Pontos : 318
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/08/2010
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Overflow

Mensagem por Eduardo Togoro Qui Jun 30, 2011 9:59 pm

Ninguém?
Eduardo Togoro
Eduardo Togoro
Iniciante Jr
Iniciante Jr

overflow - Overflow Empty
Brasil
Mensagens : 294
Pontos : 318
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/08/2010
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Overflow

Mensagem por Thiago Arai Qui Jun 30, 2011 10:02 pm

puxa Eduardo, infelizmente eu não tenho a mínima experiência com overflow
vamos aguardar, deverá ter alguém com experiência nisso
Thiago Arai
Thiago Arai
Avançado
Avançado

Membro bastante Participativo
Brasil
Mensagens : 1930
Pontos : 2076
Reputação : 48
Data de inscrição : 30/04/2011
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Overflow

Mensagem por Beto Lemos Qui Jun 30, 2011 10:20 pm

Ainda nao usei oveflow,mas to pensando em utilizar,mas o processo deve ser o mesmo do sump,cano maior para captaçao e menor no recalque.

O nivel sera controlado pela a altura de saida do overflow,e para evitar o transbordamento deve se atingir o nivel ideal para que o sump suporte uma falta de energia.
Beto Lemos
Beto Lemos
Moderador
Moderador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
Brasil
Mensagens : 4989
Pontos : 5179
Reputação : 202
Data de inscrição : 17/10/2010
Idade : 48

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Overflow

Mensagem por joão victor Sex Jul 01, 2011 7:46 am

O cuidado deve ser o com a falta de energia...
joão victor
joão victor
Iniciante Jr
Iniciante Jr

overflow - Overflow Empty
Brasil
Mensagens : 448
Pontos : 538
Reputação : 15
Data de inscrição : 04/06/2011
Idade : 49

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Overflow

Mensagem por Adilson Sex Jul 01, 2011 6:10 pm

Eduardo, também não manjo de overflow e acho que teremos que montar um fórum para falar das calopsitas pois eu estou adorando também, rsrs.
Se quiser trocar alguma experiência sobre elas pode me mandar e-mail que responderei com prazer, afinal aqui os amiguinhos são aquáticos né.
Abrçs!
Adilson
Adilson
Moderador Geral
Moderador Geral

Pontuaçao elevada
1º Colocado
Brasil
Mensagens : 7042
Pontos : 7828
Reputação : 340
Data de inscrição : 07/03/2010
Idade : 48

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Overflow

Mensagem por Eduardo Togoro Sex Jul 01, 2011 6:52 pm

joão victor escreveu:O cuidado deve ser o com a falta de energia...

João, pois é. Por isso que a tomada de água é como se fosse por transbordamento com os tubos fazendo o formato de um "u" para não haver quebra do efeito sifão e a bombona de 30 L.
Eduardo Togoro
Eduardo Togoro
Iniciante Jr
Iniciante Jr

overflow - Overflow Empty
Brasil
Mensagens : 294
Pontos : 318
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/08/2010
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Overflow

Mensagem por Eduardo Togoro Sex Jul 01, 2011 6:55 pm

Adilson escreveu: Eduardo, também não manjo de overflow e acho que teremos que montar um fórum para falar das calopsitas pois eu estou adorando também, rsrs.
Se quiser trocar alguma experiência sobre elas pode me mandar e-mail que responderei com prazer, afinal aqui os amiguinhos são aquáticos né.
Abrçs!

Eu tb estou adorando. Chega em casa já vou "atazanar" os bichinhos... rsrs por enquanto não são treinadas ainda pra cantar hinos de times, dançar, etc... rsrs só gostam que façam cafuné, mas é muito legal assim mesmo.
Eduardo Togoro
Eduardo Togoro
Iniciante Jr
Iniciante Jr

overflow - Overflow Empty
Brasil
Mensagens : 294
Pontos : 318
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/08/2010
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Overflow

Mensagem por Eduardo Togoro Sex Jul 01, 2011 7:17 pm

Beto Lemos escreveu:Ainda nao usei oveflow,mas to pensando em utilizar,mas o processo deve ser o mesmo do sump,cano maior para captaçao e menor no recalque.

O nivel sera controlado pela a altura de saida do overflow,e para evitar o transbordamento deve se atingir o nivel ideal para que o sump suporte uma falta de energia.

E como controlaria o nível para cima, uma vez que estou tendo que reduzir a vazão da bomba para não transbordar água para fora do aquário.
Eduardo Togoro
Eduardo Togoro
Iniciante Jr
Iniciante Jr

overflow - Overflow Empty
Brasil
Mensagens : 294
Pontos : 318
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/08/2010
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Overflow

Mensagem por Beto Lemos Sex Jul 01, 2011 7:40 pm

Ao meu ver seria solucionado por um cano de maior calibre,pois a descida é sempre melhor uma maior captçao para evitar o transbordamento na subida .

Da uma olhada neste modelo

Beto Lemos
Beto Lemos
Moderador
Moderador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
Brasil
Mensagens : 4989
Pontos : 5179
Reputação : 202
Data de inscrição : 17/10/2010
Idade : 48

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Overflow

Mensagem por Keen Cruz Sex Jul 01, 2011 8:07 pm

Eduardo, a unica forma de não ter esse tipo de problema e montar mais uma saida de água, vc pode aproveitar a que já fez e fazer uma união com "T".
No caso de transbordar o sump é só fazer um furo no cano que drena a água logo acima do espelho d'água.
Se possivel poste uma foto do overflow que vc montou.
Keen Cruz
Keen Cruz
Iniciante
Iniciante

overflow - Overflow Empty
Brasil
Mensagens : 126
Pontos : 162
Reputação : 0
Data de inscrição : 13/05/2010
Idade : 39

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Overflow

Mensagem por david rafael dieter Sex Jul 01, 2011 8:41 pm

Puxa meio complicado esse sistema de overflow eu nunca tinha ouvido falar affraid
david rafael dieter
david rafael dieter
Amigo AQP
Amigo AQP

Muito bastante ativo + Ganhador do Concurso de Fotografia
Argentina
Mensagens : 2124
Pontos : 2484
Reputação : 81
Data de inscrição : 12/02/2011
Idade : 36

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Overflow

Mensagem por joão victor Sex Jul 01, 2011 9:18 pm

Poste a foto pois tem muitos membros (me incluo) que não conhecem..
joão victor
joão victor
Iniciante Jr
Iniciante Jr

overflow - Overflow Empty
Brasil
Mensagens : 448
Pontos : 538
Reputação : 15
Data de inscrição : 04/06/2011
Idade : 49

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Overflow

Mensagem por Eduardo Togoro Dom Jul 03, 2011 12:38 am

Keen Cruz escreveu:Eduardo, a unica forma de não ter esse tipo de problema e montar mais uma saida de água, vc pode aproveitar a que já fez e fazer uma união com "T".
No caso de transbordar o sump é só fazer um furo no cano que drena a água logo acima do espelho d'água.
Se possivel poste uma foto do overflow que vc montou.

Keen, uma das minhas dúvidas é esta. A outra saída não teria que ser independente? Ou teria que aumentar o calibre do cano que desce pro sump? Neste teu overflow vc manteve o mesmo calibre. Quanto que aumenta de vazão com a segunda saída?

Abraços,

Eduardo
Eduardo Togoro
Eduardo Togoro
Iniciante Jr
Iniciante Jr

overflow - Overflow Empty
Brasil
Mensagens : 294
Pontos : 318
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/08/2010
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Overflow

Mensagem por Eduardo Togoro Dom Jul 03, 2011 12:44 am

Keen Cruz escreveu:
No caso de transbordar o sump é só fazer um furo no cano que drena a água logo acima do espelho d'água.
Se possivel poste uma foto do overflow que vc montou.

Keen, o transbordamento é pelo excesso de água que a bomba joga no aquário e não de saída do aquário para o sump. Neste caso é tentar aumentar a vazão do overflow como voce disse, fazer uma segunda saída. Minha dúvida é se alterando a altura dos cotovelos ou aumentando o diamentro de alguns segmentos ou mesmo de todo overflow não teria esse aumento de vazão.
Eduardo Togoro
Eduardo Togoro
Iniciante Jr
Iniciante Jr

overflow - Overflow Empty
Brasil
Mensagens : 294
Pontos : 318
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/08/2010
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Overflow

Mensagem por Eduardo Togoro Dom Jul 03, 2011 12:51 am

Beto Lemos escreveu:Ao meu ver seria solucionado por um cano de maior calibre,pois a descida é sempre melhor uma maior captçao para evitar o transbordamento na subida .

Da uma olhada neste modelo


É beto a captação de água é fita com um cano de calibre maior. Vou ver se faço isso então...
Eduardo Togoro
Eduardo Togoro
Iniciante Jr
Iniciante Jr

overflow - Overflow Empty
Brasil
Mensagens : 294
Pontos : 318
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/08/2010
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Overflow

Mensagem por Marcy Lisboa Conde Qui Jul 21, 2011 12:12 pm

Olá a todos,

o overflow deve captar a água do fundo do áquario, visto que é lá que se deposita a sujeira, fazendo desse modo uma melhor limpeza do áquario. Dessa forma se nivela o aquario pelo "T" externo não havendo necessidade de desligar a bomba toda vez que for alimentar os peixes. Um overflow de diametro maior irá fazer o nivel da água estabilizar mais rápido no caso de falta de energia ou desligamento da bomba no sump.
Se a bomba tiver uma vazão maior que a suportada pelo overflow, pode-se colocar um "T" com uma torneira de jardim ou um registro na saída da bomba desviando parte da água de volta para o sump, reduzindo a vazão da bomba no aquario.
No aquário dulcicola a drenagem deve ser feita pelo fundo e rotorno pela superficie no lado oposto.

Já no aquario marinho ou estuarino a circulação deve ser feita no sentido oposto, de cima para baixo e retornando por baixo por uma mangueira ou tubo submerso. Pode-se usar a água da bomba pra promover a circulação da água no aquario, evitando-se tambem que respingue água e sal pelo movel e ou ao redor do aquario, evitando o acumulo de sal onde a água respinga.


Para evitar que o sump transborde em caso de falta de energia nivelar o sistema pelo sump. Dessa forma só retornará ao mesmo, o volume d'água que a bomba enviar ao aquário.


Última edição por Marcy Lisboa Conde em Qui Jul 21, 2011 1:52 pm, editado 2 vez(es)
Marcy Lisboa Conde
Marcy Lisboa Conde
Novo no fórum
Novo no fórum

overflow - Overflow Empty
Brasil
Mensagens : 3
Pontos : 5
Reputação : 0
Data de inscrição : 19/07/2011
Idade : 46

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Overflow

Mensagem por Batata Qui Jul 21, 2011 12:43 pm

Ola Marcy, Seja Bem Vindo
Por favor faça sua apresentação no link abaixo, para que todos possam dar boas vindas.

https://aquapeixes.forumeiros.com/f3-apresentacao-dos-usuarios
Batata
Batata
Avançado
Avançado

Muito bastante ativo + Ganhador do Concurso de Fotografia
Brasil
Mensagens : 1761
Pontos : 1958
Reputação : 96
Data de inscrição : 12/03/2011
Idade : 56

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Overflow

Mensagem por Beto Lemos Qui Jul 21, 2011 1:06 pm

A captaçao do sump por baixo nunca vi,se caso tenha algum projeto mande para nós.
Beto Lemos
Beto Lemos
Moderador
Moderador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
Brasil
Mensagens : 4989
Pontos : 5179
Reputação : 202
Data de inscrição : 17/10/2010
Idade : 48

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Overflow

Mensagem por Marcy Lisboa Conde Qui Jul 21, 2011 1:46 pm

A captação por baixo é feita no aquário e não no sump. A água entra por baixo no overflow e sai por um "T" no nivel da água do aquário do lado de fora. Descendo do "T" para o sump por um tubo ou mangueira.
Não sou muito de dezenho mas é mais ou menos isso.
overflow - Overflow YJ63UYvAiSCkGQRAMyFgMgiAYkLEYBEEwIGMxCIJgQMZiEATBgIzFIAiCARmLQRAEAzIWgyAIBmQsBkEQDMhYDIIgGJCxGARBMCBjMQiCYEDGYhAEwYCMxSAIggEZi0EQBAMyFoMgCAZkLAZBEAzIWAyCIBiQsRgEQTAgYzEIgmBAxmIQBMGAjMUgCIIBGYtBEAQDMhaDIAgGZCwGQRAMyFgMgiAYkLEYBEEwIGMxCIJgQMZiEATBgIzFIAiCARmLQRAEAzIWgyAIBmQsBkEQDMhYDIIgGJCxGARBMCBjMQiCYEDGYhAEwYCMxSAIggEZi0EQBAP+A20uXDVxmCmfAAAAAElFTkSuQmCC
Marcy Lisboa Conde
Marcy Lisboa Conde
Novo no fórum
Novo no fórum

overflow - Overflow Empty
Brasil
Mensagens : 3
Pontos : 5
Reputação : 0
Data de inscrição : 19/07/2011
Idade : 46

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Overflow

Mensagem por Beto Lemos Qui Jul 21, 2011 2:04 pm

Entendi vou pesquisar e tentar encontrar algo a respeito.
Beto Lemos
Beto Lemos
Moderador
Moderador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
Brasil
Mensagens : 4989
Pontos : 5179
Reputação : 202
Data de inscrição : 17/10/2010
Idade : 48

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Overflow

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos