Procurar
Últimos assuntos
» Me ajudem. Kingyou doente por Wladimyr Qua Mar 27, 2024 12:34 pm
» Espessura do vidro
por efemota Qui Mar 21, 2024 2:24 pm
» Dúvidas sobre a confecção de um aquário
por Wladimyr Sex Mar 15, 2024 12:02 pm
» Apresentação
por Wladimyr Seg Mar 11, 2024 9:40 am
» Jack Dempsey não come ração
por Wladimyr Qua Mar 06, 2024 2:37 pm
» Nasceu um filhote de Platti.
por Wladimyr Qua Mar 06, 2024 2:26 pm
» Novo aquário comunitário 58 L
por Wladimyr Qua Mar 06, 2024 1:02 pm
» Nasceram mais 4 filhotes de Platti.
por fabianobarcellos Qui Fev 22, 2024 9:53 am
» KINGUIO com pelote branco.
por SJorge Dom Jan 28, 2024 11:28 am
» Espessura do isopor
por efemota Seg Jan 22, 2024 12:37 pm
» Plantas no aquário.
por SJorge Sáb Jan 13, 2024 3:14 pm
» Substrato que deixa o aquário com Ph ácido ?
por SJorge Sáb Jan 13, 2024 3:11 pm
» Será que este teste é preciso (Amônia) ?
por fabianobarcellos Qui Nov 30, 2023 3:35 pm
» Escolha do termostato
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:13 am
» Apresentação Jordana
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:12 am
» Alguém sabe o que é isso no meu peixe?
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:10 am
» kinguio deitado
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:08 am
» Comportamento peixe Espada
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:04 am
» 1º aquário Betta: problemas com oscilação de PH e água turva
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 5:53 am
» Teste de Amônia é realmente preciso ?
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 5:49 am
Top dos mais postadores
Mauricio Molina (8254) | ||||
Adilson (7042) | ||||
Wladimyr (6191) | ||||
Beto Lemos (4989) | ||||
Lucas Duarte (2775) | ||||
maciel.luz (2621) | ||||
SJorge (2426) | ||||
Thiago Marques (2339) | ||||
juniorfn (2149) | ||||
david rafael dieter (2124) |
Quem está conectado?
Há 31 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 31 visitantes Nenhum
[ Ver toda a lista ]
O recorde de usuários online foi de 306 em Ter Out 26, 2021 10:48 pm
Como montar um Aquário Marinho
Página 1 de 1
Como montar um Aquário Marinho
:arrow:Em geral, podemos montar em nosso ambiente doméstico, basicamente três tipos de aquários marinhos:
Aquários destinados a manter exclusivamente peixes (geralmente são de concepção mais simples).
Aquários destinados especificamente para a manutenção de invertebrados (dependendo do tipo de animal a que se destina, podem ser de concepção muito elaborada).
Aquários montados visando a manutenção destes dois grupos de organismos juntos. Nesta categoria se encontram os admiráveis mini-reefs, que se constituem em algumas das mais belas montagens de aquários marinhos que podemos conceber.
Para criarmos uma miniatura de recife de coral em nosso lar, empregaremos uma fórmula para montagem de aquários denominada Sistema Berlin Modificado, o qual é baseada no uso de “rochas vivas“, que acumula as funções de substrato para a filtragem biológica aeróbia e serve como elemento decorativo, ajudando a formar um ambiente parecido com a ideia que costumamos ter de um habitat coralino, somadas a um filtro especial denominado: skimmer e dotado de uma iluminação muito intensa. Esse sistema permite manter vivos e saudáveis peixes e invertebrados marinhos, mesmo aquelas espécies consideradas delicadas e exigentes como os corais formadores de recifes.
Montagem do aquário:
A montagem de um aquário, empregando o sistema de rochas vivas é muito simples e fácil, consistindo basicamente em:
O aquário deve ter um volume mínimo de 150 litros., a largura deve ser quase igual à altura. Aquários com mais de 50 cm de altura devem ser iluminados com lâmpadas HQI.
Escolher para a instalação do aquário, um local plano, firme, isento de claridade excessiva e afastado de locais com excesso de gordura e cheiros fortes (cozinhas p/exemplo).
Com o aquário previamente lavado com água doce (sem a utilização de sabão ou outro produto de limpeza) e colocado em seu suporte, que deverá ser bem resistente e estar bem nivelado, passaremos à montagem propriamente dita, instalando as bombas (no mínimo 2), que serão orientadas visando a máxima circulação possível da água. O segredo de um aquário marinho saudável, está em manter um alto valor de potencial redox, ou melhor dizendo, uma excelente taxa de oxigenação. Para este efeito deveremos ter uma circulação e agitação de água muito forte. O volume mínimo circulante deverá ser equivalente a vinte vezes o volume do aquário (ex.: para um aquário de 100 litros = 100 litros x 20 = 2000 litros p/hora).
Também podem ser empregados dispositivos como o gira-gira ou os wave-makers, que nos permitem uma excelente circulação com o uso de bombas de menor potência. Estes aparelhos simulam o movimento natural das ondas permitindo evitar pontos cegos. O skimmer ao retirar o excedente de material orgânico passível de degradação aeróbia, também contribui efetivamente para a obtenção de um alto ORP.
Agora introduziremos o tipo se substrato escolhido. Podemos usar cascalho de dolomita, aragonita ou halimeda, qualquer um dos três ou uma mistura deles. Todos são constituídos por carbonato de cálcio, sendo que a dolomita ainda contém carbonato de magnésio, contribuindo para a manutenção dos níveis desse importante mineral em nosso aquário. Muito embora, o sistema Berlin puro preconize a não utilização de nenhum tipo de substrato para cobrir o fundo do aquário, (ou se utilizado, apenas uma camada fina de no máximo 2 cm de espessura) na prática a grande maioria dos aquários montados no Brasil, utilizam uma camada grossa de substrato, porque, a exemplo do que ocorre nos aquários de água doce, o substrato no aquário marinho, cumpre várias e importantes funções, destacando-se a função estética, a função de habitat, nicho ecológico ou abrigo para inúmeros organismos bentônicos, a função de meio de suporte para colonização por bactérias e em última análise, a função de reservatório de calcário para lastro do sistema tampão. Portanto, considere com carinho a possibilidade da instalação de um filtro de Jaubert, quando montar o seu aquário.
Na sequencia, empilharemos as rochas vivas umas sobre as outras, formando paredões, imitando o fundo do mar e disfarçando, tanto quanto possível, as bombas.
O passo seguinte consiste em encher o aquário com água de torneira (adicione a quantidade necessária de aum bom condicionador de água, Prime por exemplo) acionando-se as bombas e colocando-se a quantidade necessária de sal marinho sintético logo em seguida, na maria 1 kg de sal, faz 30 litros de água.
Adicione mais ou menos 33 a 34 gramas de sal para cada litro de água do aquário, procure calcular o mais acuradamente possível o volume de água real de seu aquário, antes da adição do sal. A completa dissolução e homogeneização do sal, costuma demorar algumas horas.
Após decorridas três horas, verifique a densidade com um densímetro de boa qualidade e ajuste-a (a água) caso necessário. Usualmente utilizamos uma densidade de 1026 a uma temperatura de 26º C.
Agora é hora de instalar o skimmer e o aquecedor. Skimmer, desnatador ou fracionador de espuma, são os nomes mais comuns pelos quais é conhecido o aparelho, essencialmente um filtro químico, porque utiliza o fenômeno de adsorção, para separar e retirar moléculas orgânicas, que se encontram dissolvidas na água. O skimmer, quando bem regulado e dimensionado, para o tamanho do aquário em que será instalado, retira muita “porcaria” da água deixando-a bem “limpinha”.
A única coisa que o skimmer não retira é amônia. Também, se ele retirasse, você não precisaria gastar uma grana preta com rocha viva e substratos. Este tipo de aparelho precisa de alguns dias para ser regulado adequadamente, com vistas a obtenção de um máximo de eficiência. Logo de início parecem que não estão funcionando, mas ao cabo de alguns dias tudo fica regulado. Devem ser mantidos limpos daquela gosma que costuma acumular no seu interior, pois se a “meleca” for deixada lá, o aparelho perde muito de sua eficiência. Calma, basta uma limpeza semanal para tudo ficar numa boa.
Agora começa a fase de ciclagem biológica, os organismos que estavam nas rochas e que morreram durante as fases de coleta, transporte e montagem do aquário são degradados e transformados em amônia. Nesta fase, as bactérias nitrificantes se alojam nas rochas vivas e começam a se desenvolver para efetuar a degradação biogênica dos resíduos nitrogenados, que são a amônia e os nitritos (processo esse denominado: filtração biológica aeróbia).
Devido ao pH alcalino da água do aquário marinho, a filtração biológica deverá ser perfeita, residindo aí, a principal vantagem do sistema de rochas vivas, o qual quando bem montado “cicla” em 15 ou 20 dias (sistemas convencionais, dry-wet ou filtros de areia fluidizada demoram mais de 65 dias para “ciclar”).
Os índices de amônia (NH3), nitrito (NO2) e nitrato (NO3) não deverão exceder os valores de 0,1 ppm de NH3, 0,1 ppm de NO2 e 10,0 ppm de NO3, sendo que, para auxiliar na manutenção de baixos níveis de nitrato, devemos recorrer a um filtro denitrador, como no sistema de Jaubert, algae scrubber ou processo similar, sendo ainda imprescindível uma troca parcial de água (atenção aqui: troca-se água salgada, por água salgada recém preparada, de igual pH, densidade e temperatura), de no mínimo 5% do volume do aquário por semana, ou um total de 20% por mês.
O preparo da água salgada para as trocas, deve ser efetuado seguindo-se rigorosamente as recomendações do fabricante do sal utilizado, sendo conveniente prepará-la com dois dias de antecedência ao uso, para diminuir a alcalinidade de alguns de seus componentes, mantendo-a sob constante movimento por meio de uma bomba submersa, para homogeneizar perfeitamente a solução, lembre-se densidade a 1026.
Introduza os peixes aos poucos, dois ou três de cada vez, até o limite de população do seu aquário. Se informe com seu lojista de confiança sobre os hábitos, comportamento, tamanho e sociabilidade das espécies que granjearam seu interesse. Calcular aproximadamente 1cm de comprimento, excetuada a cauda, para um volume calculado entre 5 e 15 litros de água, de acordo com o tamanho, hábitos e nível de atividade dos animais. Peixes sedentários e lentos necessitam de uma menor quantidade de água. Já os peixes gregários (que vivem em cardumes) e mais ágeis, assim como os de tamanhos maiores necessitam de volumes proporcionalmente maiores.
Quer saber mais, artigo completo acesse:
http://www.aquapeixes.com/aquariomarinho.html
Sites Pesquisados:
http://www.geocities.com/RainForest/Vines/1092/sal.html
http://www.terramaraquarios.com.br/dicas.htm
http://www.gforum.tv/board/1065/263954/como-montar-um-aquario-marinho.html
http://www.aquahobby.com/b2004/viewtopic.php?t=6610
http://vitoriareef.com.br/forum/index.php
http://www.aquaonline.com.br/forum/viewtopic.php?f=4&t=23951
http://www.peixevivoaquarios.com.br/aquariomarinho.htm
Aquários destinados a manter exclusivamente peixes (geralmente são de concepção mais simples).
Aquários destinados especificamente para a manutenção de invertebrados (dependendo do tipo de animal a que se destina, podem ser de concepção muito elaborada).
Aquários montados visando a manutenção destes dois grupos de organismos juntos. Nesta categoria se encontram os admiráveis mini-reefs, que se constituem em algumas das mais belas montagens de aquários marinhos que podemos conceber.
Para criarmos uma miniatura de recife de coral em nosso lar, empregaremos uma fórmula para montagem de aquários denominada Sistema Berlin Modificado, o qual é baseada no uso de “rochas vivas“, que acumula as funções de substrato para a filtragem biológica aeróbia e serve como elemento decorativo, ajudando a formar um ambiente parecido com a ideia que costumamos ter de um habitat coralino, somadas a um filtro especial denominado: skimmer e dotado de uma iluminação muito intensa. Esse sistema permite manter vivos e saudáveis peixes e invertebrados marinhos, mesmo aquelas espécies consideradas delicadas e exigentes como os corais formadores de recifes.
Montagem do aquário:
A montagem de um aquário, empregando o sistema de rochas vivas é muito simples e fácil, consistindo basicamente em:
O aquário deve ter um volume mínimo de 150 litros., a largura deve ser quase igual à altura. Aquários com mais de 50 cm de altura devem ser iluminados com lâmpadas HQI.
Escolher para a instalação do aquário, um local plano, firme, isento de claridade excessiva e afastado de locais com excesso de gordura e cheiros fortes (cozinhas p/exemplo).
Com o aquário previamente lavado com água doce (sem a utilização de sabão ou outro produto de limpeza) e colocado em seu suporte, que deverá ser bem resistente e estar bem nivelado, passaremos à montagem propriamente dita, instalando as bombas (no mínimo 2), que serão orientadas visando a máxima circulação possível da água. O segredo de um aquário marinho saudável, está em manter um alto valor de potencial redox, ou melhor dizendo, uma excelente taxa de oxigenação. Para este efeito deveremos ter uma circulação e agitação de água muito forte. O volume mínimo circulante deverá ser equivalente a vinte vezes o volume do aquário (ex.: para um aquário de 100 litros = 100 litros x 20 = 2000 litros p/hora).
Também podem ser empregados dispositivos como o gira-gira ou os wave-makers, que nos permitem uma excelente circulação com o uso de bombas de menor potência. Estes aparelhos simulam o movimento natural das ondas permitindo evitar pontos cegos. O skimmer ao retirar o excedente de material orgânico passível de degradação aeróbia, também contribui efetivamente para a obtenção de um alto ORP.
Agora introduziremos o tipo se substrato escolhido. Podemos usar cascalho de dolomita, aragonita ou halimeda, qualquer um dos três ou uma mistura deles. Todos são constituídos por carbonato de cálcio, sendo que a dolomita ainda contém carbonato de magnésio, contribuindo para a manutenção dos níveis desse importante mineral em nosso aquário. Muito embora, o sistema Berlin puro preconize a não utilização de nenhum tipo de substrato para cobrir o fundo do aquário, (ou se utilizado, apenas uma camada fina de no máximo 2 cm de espessura) na prática a grande maioria dos aquários montados no Brasil, utilizam uma camada grossa de substrato, porque, a exemplo do que ocorre nos aquários de água doce, o substrato no aquário marinho, cumpre várias e importantes funções, destacando-se a função estética, a função de habitat, nicho ecológico ou abrigo para inúmeros organismos bentônicos, a função de meio de suporte para colonização por bactérias e em última análise, a função de reservatório de calcário para lastro do sistema tampão. Portanto, considere com carinho a possibilidade da instalação de um filtro de Jaubert, quando montar o seu aquário.
Na sequencia, empilharemos as rochas vivas umas sobre as outras, formando paredões, imitando o fundo do mar e disfarçando, tanto quanto possível, as bombas.
O passo seguinte consiste em encher o aquário com água de torneira (adicione a quantidade necessária de aum bom condicionador de água, Prime por exemplo) acionando-se as bombas e colocando-se a quantidade necessária de sal marinho sintético logo em seguida, na maria 1 kg de sal, faz 30 litros de água.
Adicione mais ou menos 33 a 34 gramas de sal para cada litro de água do aquário, procure calcular o mais acuradamente possível o volume de água real de seu aquário, antes da adição do sal. A completa dissolução e homogeneização do sal, costuma demorar algumas horas.
Após decorridas três horas, verifique a densidade com um densímetro de boa qualidade e ajuste-a (a água) caso necessário. Usualmente utilizamos uma densidade de 1026 a uma temperatura de 26º C.
Agora é hora de instalar o skimmer e o aquecedor. Skimmer, desnatador ou fracionador de espuma, são os nomes mais comuns pelos quais é conhecido o aparelho, essencialmente um filtro químico, porque utiliza o fenômeno de adsorção, para separar e retirar moléculas orgânicas, que se encontram dissolvidas na água. O skimmer, quando bem regulado e dimensionado, para o tamanho do aquário em que será instalado, retira muita “porcaria” da água deixando-a bem “limpinha”.
A única coisa que o skimmer não retira é amônia. Também, se ele retirasse, você não precisaria gastar uma grana preta com rocha viva e substratos. Este tipo de aparelho precisa de alguns dias para ser regulado adequadamente, com vistas a obtenção de um máximo de eficiência. Logo de início parecem que não estão funcionando, mas ao cabo de alguns dias tudo fica regulado. Devem ser mantidos limpos daquela gosma que costuma acumular no seu interior, pois se a “meleca” for deixada lá, o aparelho perde muito de sua eficiência. Calma, basta uma limpeza semanal para tudo ficar numa boa.
Agora começa a fase de ciclagem biológica, os organismos que estavam nas rochas e que morreram durante as fases de coleta, transporte e montagem do aquário são degradados e transformados em amônia. Nesta fase, as bactérias nitrificantes se alojam nas rochas vivas e começam a se desenvolver para efetuar a degradação biogênica dos resíduos nitrogenados, que são a amônia e os nitritos (processo esse denominado: filtração biológica aeróbia).
Devido ao pH alcalino da água do aquário marinho, a filtração biológica deverá ser perfeita, residindo aí, a principal vantagem do sistema de rochas vivas, o qual quando bem montado “cicla” em 15 ou 20 dias (sistemas convencionais, dry-wet ou filtros de areia fluidizada demoram mais de 65 dias para “ciclar”).
Os índices de amônia (NH3), nitrito (NO2) e nitrato (NO3) não deverão exceder os valores de 0,1 ppm de NH3, 0,1 ppm de NO2 e 10,0 ppm de NO3, sendo que, para auxiliar na manutenção de baixos níveis de nitrato, devemos recorrer a um filtro denitrador, como no sistema de Jaubert, algae scrubber ou processo similar, sendo ainda imprescindível uma troca parcial de água (atenção aqui: troca-se água salgada, por água salgada recém preparada, de igual pH, densidade e temperatura), de no mínimo 5% do volume do aquário por semana, ou um total de 20% por mês.
O preparo da água salgada para as trocas, deve ser efetuado seguindo-se rigorosamente as recomendações do fabricante do sal utilizado, sendo conveniente prepará-la com dois dias de antecedência ao uso, para diminuir a alcalinidade de alguns de seus componentes, mantendo-a sob constante movimento por meio de uma bomba submersa, para homogeneizar perfeitamente a solução, lembre-se densidade a 1026.
Introduza os peixes aos poucos, dois ou três de cada vez, até o limite de população do seu aquário. Se informe com seu lojista de confiança sobre os hábitos, comportamento, tamanho e sociabilidade das espécies que granjearam seu interesse. Calcular aproximadamente 1cm de comprimento, excetuada a cauda, para um volume calculado entre 5 e 15 litros de água, de acordo com o tamanho, hábitos e nível de atividade dos animais. Peixes sedentários e lentos necessitam de uma menor quantidade de água. Já os peixes gregários (que vivem em cardumes) e mais ágeis, assim como os de tamanhos maiores necessitam de volumes proporcionalmente maiores.
Quer saber mais, artigo completo acesse:
http://www.aquapeixes.com/aquariomarinho.html
Sites Pesquisados:
http://www.geocities.com/RainForest/Vines/1092/sal.html
http://www.terramaraquarios.com.br/dicas.htm
http://www.gforum.tv/board/1065/263954/como-montar-um-aquario-marinho.html
http://www.aquahobby.com/b2004/viewtopic.php?t=6610
http://vitoriareef.com.br/forum/index.php
http://www.aquaonline.com.br/forum/viewtopic.php?f=4&t=23951
http://www.peixevivoaquarios.com.br/aquariomarinho.htm
Mauricio Molina- Administrador
-
Mensagens : 8254
Pontos : 83472
Reputação : 259
Data de inscrição : 19/09/2009
Idade : 40
Tópicos semelhantes
» Como montar um aquário Marinho?
» Novato querendo montar um aquario marinho
» como montar aquário de camarão red cherrys
» Quero montar um aquário, mas não tenho certeza de como fazer isso.
» Como montar aqário de 160 l
» Novato querendo montar um aquario marinho
» como montar aquário de camarão red cherrys
» Quero montar um aquário, mas não tenho certeza de como fazer isso.
» Como montar aqário de 160 l
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|