Fórum AquaPeixes
Conecte-se ou registre-se e faça parte do melhor Fórum de Aquariofilia!

Registrando-se terá direito a fazer perguntas, esclarecer dúvidas e muito mais...

Guaru 1104915802 Veja, passo a passo, como postar fotos;

Guaru 1104915802 Fique por dentro das nossas Regras de utilização;

Guaru 1104915802 Fique por dentro das nossas Regras para participação do Concurso AquaPeixes de Fotografias;

Guaru 1104915802 Acesse nosso site AquaPeixes, para obter mais conhecimentos;

* As publicidades só aparecem para os visitantes!




Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Últimos assuntos
» Aquário Ximenes 40 Litros
por maciel.luz Ontem à(s) 3:53 pm

» Alface d'água
por maciel.luz Ontem à(s) 12:14 pm

» Montagem Novo Aquário
por maciel.luz Ontem à(s) 12:09 pm

» Ocean Tech Blend + OverNite
por Joao Roberto Ter Nov 12, 2019 6:52 pm

» Lago Ornamental
por maciel.luz Seg Nov 11, 2019 11:13 am

» Aquário marinho - 400 litros
por maciel.luz Sex Nov 08, 2019 3:09 pm

» overflow
por maciel.luz Qua Nov 06, 2019 2:59 pm

» Planta Limnobium
por Elyezer Seg Nov 04, 2019 4:39 pm

» Como reproduzir Barbo Conchônio.
por maciel.luz Seg Out 28, 2019 9:53 am

» Montagem nova
por Wladimyr Qua Out 23, 2019 11:21 am

» Classificação de Ciclídeos neotropicais de acordo com "comportamento alimentar"
por Wladimyr Qua Out 02, 2019 9:44 am

» Aquário Jumbo - 1020 litros
por maciel.luz Qua Out 02, 2019 8:40 am

» Um betta macho e seis fêmeas
por maciel.luz Ter Out 01, 2019 4:20 pm

» Apresentação
por maciel.luz Ter Out 01, 2019 4:19 pm

» Adição de cenoura para realçar coloração de kinguios
por Wladimyr Ter Set 17, 2019 4:34 pm

» Tronco
por SJorge Sex Set 13, 2019 4:08 pm

» Montagem de Aquario
por SJorge Seg Set 09, 2019 4:41 pm

» Aquário com foco nos Ciclídeos (Wladimyr Maciel)
por Wladimyr Seg Set 09, 2019 10:12 am

» Eu Voltei!!!!
por SJorge Dom Set 08, 2019 5:14 am

» Tijolo Oito Furos
por SJorge Sab Set 07, 2019 1:26 am

Top dos mais postadores
Mauricio Molina (8254)
Guaru Left_bar_bleueGuaru Full_bar_bleueGuaru Right_bar_bleue 
Adilson (7042)
Guaru Left_bar_bleueGuaru Full_bar_bleueGuaru Right_bar_bleue 
Wladimyr (6125)
Guaru Left_bar_bleueGuaru Full_bar_bleueGuaru Right_bar_bleue 
Beto Lemos (4989)
Guaru Left_bar_bleueGuaru Full_bar_bleueGuaru Right_bar_bleue 
Lucas Duarte (2775)
Guaru Left_bar_bleueGuaru Full_bar_bleueGuaru Right_bar_bleue 
maciel.luz (2449)
Guaru Left_bar_bleueGuaru Full_bar_bleueGuaru Right_bar_bleue 
Thiago Marques (2339)
Guaru Left_bar_bleueGuaru Full_bar_bleueGuaru Right_bar_bleue 
SJorge (2298)
Guaru Left_bar_bleueGuaru Full_bar_bleueGuaru Right_bar_bleue 
juniorfn (2149)
Guaru Left_bar_bleueGuaru Full_bar_bleueGuaru Right_bar_bleue 
david rafael dieter (2124)
Guaru Left_bar_bleueGuaru Full_bar_bleueGuaru Right_bar_bleue 

Quem está conectado
9 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 9 Visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 165 em Seg Set 02, 2019 2:26 pm

Guaru

Ir em baixo

Em curso Guaru

Mensagem por Batata em Sab Jun 25, 2011 12:20 am

[img:04a9]http://aquapeixes.forumeiros.com/Guaru Guaru[/img]
Nome: Poecilia reticulata
Origem: Norte da América do Sul
Comprimento: 4cm
Aquário: 40 litros
PH: 7.3
Temperatura: 27ºC

O Lebiste na forma selvagem (muitas vezes os machos) não têm um padrão de cor definido, sendo que você pode encontrá-lo nas cores verde, azul, alaranjado e vermelho com iridescência de fruta-cor, tudo misturado num único peixe. Ainda apresentam uma pinta negra de cada lado do corpo, incrementando ainda mais sua coloração. Não se encontra dois exemplares machos idênticos. As fêmeas são de um tom verde-oliva e bem maiores do que os machos. Estes por sua vez tornam-se uma presa fácil na natureza, por serem mais abertos a passeios do que as fêmeas, que vivem todas juntas e bem escondidas.

Eles foram espalhados pelo Brasil afora como combatente contra as larvas do mosquito transmissor da dengue. Ele foi escolhido pela sua grande predileção por larvas e pela sua grande resistência a águas impuras e com baixos teores de oxigênio. Na natureza, os Lebistes são um pouco territoriais e quando um entra no território do outro causa engraçadas e rápidas correrias pelo ambiente, sem maiores conseqüências. No aquário você pode alimentá-lo com alimentos secos em flocos e alimentos naturais como coração de boi e tubifex.

Hoje no mercado já encontramos variedades híbridas, resultado do cruzamento de um espécime selvagem e outro doméstico. Os machos são muito namoradores e estão constantemente correndo atrás das fêmeas para tentarem uma cópula. A gestação das fêmeas dura cerca de 30 dias e deve-se separar os adultos das crias, a fim de não haver canibalismo. As fêmeas selvagens, quando colocadas com machos domésticos, passam a rejeitar os seus parceiros selvagens. Isso ocorre pelo fato de que os machos domésticos terem um forte contraste de cor. Podem ser criados em qualquer lugar e sempre alegram o ambiente.
Contribuído por Rodrigo Pereira
Fonte: Aquahobby

É comum, em conversas entre biólogos ou pescadores, alguém dizer que o peixe guaru (ou barrigudinho, dependendo da região do país) é muito abundante e não corre qualquer risco de extinção. A afirmação parecia verdadeira, já que este pequenino animal é encontrado em águas doces do sul da Bahia e Tocantins até o Uruguai. Mas para um dos 28 gêneros do grupo, o Phalloceros caudimaculatus, a realidade não é tão feliz quanto se imaginava. É o que diz um estudo do pesquisador da Universidade Federal do Tocantins, Paulo Henrique Franco Lucinda, publicado na revista científica Neotropical Ichtyology. De acordo com o documento, em vez de uma, o gênero possui na verdade 22 espécies distintas.

A história do caudimaculatus começou em 1868, quando foi descoberto na Bacia do Rio dos Sinos, no Rio Grande do Sul. Durante mais de um século, acreditou-se que o gênero possuía uma única espécie e, por isso mesmo, era muito abundante. Até que, em 1999, Franco Lucinda arregaçou as mangas e partiu para um doutorado em Zoologia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Porto Alegre: a análise de quatro grupos do guaru. Em três deles, os resultados foram normais, com redefinições das características de cada um e a descoberta de uma ou outra variação taxonômica. “Mas descobri outras 21 espécies, além da única conhecida até então do guaru. Não é comum isso acontecer”, explica.

Durante quatro anos, o pesquisador do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) percorreu mais de 30 museus na América do Sul, Europa e Estados Unidos em busca de coleções e outros materiais sobre os peixes daquele gênero. Com documentos e amostras na mão, teve início o minucioso trabalho de medida, contagem, análise de proporções corporais e dos números de nadadeiras, escamas e dentes. Haja paciência. “Fazemos isso procurando diferenças consistentes entre eles. É preciso saber quando há variação dentro da mesma espécie e quando há diferenças grandes o suficiente que determinem um novo tipo”, diz Franco Lucinda.

Por ser pequeno, é fácil encontrar o guaru em grande quantidade nos museus – que, sempre, possuem a data da captura e o local. Por estes motivos, explica, não foi preciso sair a campo em busca de exemplares vivos. “Em trabalhos de taxonomia (a ciência da identificação), quase nunca é preciso ir aos lugares onde as espécies ocorrem. É necessário estudar amostras e pesquisar os seus locais de origem”.

Como o trabalho desenvolvido pelo biólogo formado na Universidade Federal de Viçosa (MG) tinha a finalidade de identificar espécies, não indicou caminhos diretos para sua preservação, deixou de apontar locais prioritários para a criação de áreas protegidas ou tampouco fez um senso populacional dos Phalloceros caudimaculatus. Ainda assim, os resultados da pesquisa são bastante claros: quando uma espécie subdivide-se em 22, é possível que algumas tenham distribuição muito restrita.

Uma ameaça real

“Certas espécies, quando descobertas, estão em uma região específica. Essas, provavelmente, já estão ameaçadas. Mas há também a possibilidade de que ocorram em outro local e ainda não tenhamos amostras representativas para comprovar”, diz Franco Lucinda. Segundo ele, o mundo conhece muito pouco de sua fauna marinha. Só nas américas do Sul e Central, cerca de 40% dos animais de água doce não foram descritos pela Ciência. “É importante descobri-los porque este é um dos primeiros pré-requisitos para sua proteção. Se ainda pensássemos que há apenas uma espécie de Phalloceros, não saberíamos que existem tipos restritos e em risco”, completa o pesquisador.

Flávio Lima, ictiólogo do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (USP), faz eco a seus argumentos. Para ele, o nível de previsões que os cientistas podem fazer acerca de um ambiente está diretamente relacionado ao grau de informações sobre os organismos que lá vivem. “Há grande implicação na conservação, porque conhecer a biologia da espécie A não quer dizer muito em relação à espécie B”, avalia.

Segundo Lima, é fundamental identificar a fundo cada animal, suas diferenças e particularidades, para ter certeza sobre as exigências de habitats, o tamanho mínimo que uma região precisa ter para abrigar populações e quantos desses espaços são necessários para estabelecer um número viável de indivíduos da mesma espécie. “Sabemos, por exemplo, que algumas das espécies descritas pelo Paulo Henrique Lucinda são abundantes. Mas, e as outras? O mesmo pode ocorrer com diversos outros grupos descritos há tempos, que nunca voltaram a ser estudados”, comenta.

A maior herança do estudo de Franco Lucinda é que, a partir de agora, um novo trabalho de pesquisa precisará ser feito para identificar os riscos de cada espécie e os possíveis caminhos para sua conservação. Desta vez, os Phalloceros caudimaculatus tiveram sorte e foram os escolhidos. Mas, submersos em florestas, águas doces e salgadas pelo mundo, outros grupos surgem e desaparecerem sem nunca terem sido registrados. “Há muitos peixes sem estudos recentes e sobre os quais acreditamos em uma diversidade muito maior do que a que conhecemos hoje”, encerra Flávio Lima.
Fonte: Felipe Lobo
www.oeco.com.br

Um belo lugar onde costumo ir
[img:04a9]http://aquapeixes.forumeiros.com/Guaru Foto0392v[/img]
[img:04a9]http://aquapeixes.forumeiros.com/Guaru Foto0391m[/img]

Lebistes selvagens, Corydoras Selvagens e cascudos
[img:04a9]http://aquapeixes.forumeiros.com/Guaru Foto0396[/img]
[img:04a9]http://aquapeixes.forumeiros.com/Guaru Foto0399i[/img]

Quarentena: Medicando e tratando os peixes antes de introduzi-los no lago.
[img:04a9]http://aquapeixes.forumeiros.com/Guaru Foto0401nf[/img]

Abçrs...
Batata
Batata
Avançado
Avançado

Muito bastante ativo + Ganhador do Concurso de Fotografia
Brasil
Mensagens : 1761
Pontos : 1958
Reputação : 96
Data de inscrição : 12/03/2011
Idade : 52

Voltar ao Topo Ir em baixo

Em curso Re: Guaru

Mensagem por Beto Lemos em Sab Jun 25, 2011 7:33 am

Parabens Batata muito bom !!

Gostaria de ver um foto da coridora se possivel.


   Guaru 8009_64x64 Os Administradores e Moderadores aconselham que;

Guaru Dl8BS Seja sempre ativo no fórum e aprenda mais;
Guaru Dl8BS Respeite as regras do fórum;
Guaru Dl8BSApresente-se Aqui ;
Guaru Dl8BSComo postar Fotos ;
Guaru Dl8BS Visitem nosso site AquaPeixes;
Guaru Dl8BS Ficha para Doenças e Tratamentos;
Beto Lemos
Beto Lemos
Moderador
Moderador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
Brasil
Mensagens : 4989
Pontos : 5179
Reputação : 202
Data de inscrição : 17/10/2010
Idade : 44

Voltar ao Topo Ir em baixo

Em curso Re: Guaru

Mensagem por Batata em Sab Jun 25, 2011 9:09 am

Oi Beto,
Esse que estão no fundo são os corydoras,

A água dessa lagoa tem ph entre 6.7 e meu lago é alcalino.
Desde domingo vim fazendo varias trocas com a água do lago para não sofrerem uma mudança brusca.
Nos 2 primeiros dias, achei que não iriam resistir de tanto que eles saltavam.
Depois se acalmaram e fui alimentando com ração e minhocas.
Coloquei ontem no lago, vamos esperar e ver se conseguem se adaptarem.
O interessante foi observa-los nadando juntos no fundo, formando um cardume, sempre um atraz do outro, coloquei 6 corydoras.

Tirando as costas que são mais escuras, o restante do corpo é rosa, parece esses aqui.


Abçrs...
Batata
Batata
Avançado
Avançado

Muito bastante ativo + Ganhador do Concurso de Fotografia
Brasil
Mensagens : 1761
Pontos : 1958
Reputação : 96
Data de inscrição : 12/03/2011
Idade : 52

Voltar ao Topo Ir em baixo

Em curso Re: Guaru

Mensagem por gustavo marinho em Sab Jun 25, 2011 9:52 am

tambem adoro corydora
tenho 5 no meu aquário

adoraria solta-las no lago, mas nao tenho coragem, tenho peixes muito grandes e acabariam virando comida

batata
essas corydora vc tambem as apanhas nesta lagoa ?
gustavo marinho
gustavo marinho
Avançado
Avançado

Membro bastante Participativo
Brasil
Mensagens : 1781
Pontos : 1951
Reputação : 84
Data de inscrição : 16/01/2011
Idade : 42

Voltar ao Topo Ir em baixo

Em curso Re: Guaru

Mensagem por david rafael dieter em Sab Jun 25, 2011 10:56 am

Parabéns batata também adoro as corydoras
david rafael dieter
david rafael dieter
Amigo AQP
Amigo AQP

Muito bastante ativo + Ganhador do Concurso de Fotografia
Argentina
Mensagens : 2124
Pontos : 2484
Reputação : 81
Data de inscrição : 12/02/2011
Idade : 31

Voltar ao Topo Ir em baixo

Em curso Re: Guaru

Mensagem por Batata em Sab Jun 25, 2011 2:37 pm

Peguei la mesmo Gustavo.
Tem tilapias e acaras severos tambem, porem os nanicos usei passagua pra pegar...
Batata
Batata
Avançado
Avançado

Muito bastante ativo + Ganhador do Concurso de Fotografia
Brasil
Mensagens : 1761
Pontos : 1958
Reputação : 96
Data de inscrição : 12/03/2011
Idade : 52

Voltar ao Topo Ir em baixo

Em curso Re: Guaru

Mensagem por Adilson em Sab Jun 25, 2011 3:10 pm

Parabéns Batata, muito legal, eu jé peguei algumas corydoras em Sorocaba mas eram diferentes, daquelas mais comuns vendidas nas lojas, estas são bem bonitas.
Abrçs!
Adilson
Adilson
Moderador Geral
Moderador Geral

Pontuaçao elevada
1º Colocado
Brasil
Mensagens : 7042
Pontos : 7828
Reputação : 340
Data de inscrição : 07/03/2010
Idade : 44

Voltar ao Topo Ir em baixo

Em curso Re: Guaru

Mensagem por Batata em Sab Jun 25, 2011 3:16 pm

Oi Adilson,
não são as do video, são parecidas com elas,
foi o unico video que achei para colocar como referencia das que peguei, só sãomais escuras nas costas.

Abrçs...
Batata
Batata
Avançado
Avançado

Muito bastante ativo + Ganhador do Concurso de Fotografia
Brasil
Mensagens : 1761
Pontos : 1958
Reputação : 96
Data de inscrição : 12/03/2011
Idade : 52

Voltar ao Topo Ir em baixo

Em curso Re: Guaru

Mensagem por Beto Lemos em Sab Jun 25, 2011 7:44 pm

humm o Batata ta guardando segredo ,nao ta afin de mostra-las rsrsr.

Deu para ter uma ideia de como sao.


   Guaru 8009_64x64 Os Administradores e Moderadores aconselham que;

Guaru Dl8BS Seja sempre ativo no fórum e aprenda mais;
Guaru Dl8BS Respeite as regras do fórum;
Guaru Dl8BSApresente-se Aqui ;
Guaru Dl8BSComo postar Fotos ;
Guaru Dl8BS Visitem nosso site AquaPeixes;
Guaru Dl8BS Ficha para Doenças e Tratamentos;
Beto Lemos
Beto Lemos
Moderador
Moderador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
Brasil
Mensagens : 4989
Pontos : 5179
Reputação : 202
Data de inscrição : 17/10/2010
Idade : 44

Voltar ao Topo Ir em baixo

Em curso Re: Guaru

Mensagem por joão victor em Sab Jun 25, 2011 8:05 pm

Batata excelente trabalho so gostaria de comentar que a femea dos lebistes pode ter cria de varios pais, ou seja durante o periodo fertil se tiver mais de um macho que a cortejou certamente os filhotes serão destes e não so do primeiro. Os lebistes que o pessoal faz uma escolha genetica ficam isolados para evitar isto, que outro possa interferir no resultado.


João Victor Rocha Batista
Sta Barbara d´Oeste S/P affraid
joão victor
joão victor
Iniciante Jr
Iniciante Jr

Guaru Empty
Brasil
Mensagens : 448
Pontos : 538
Reputação : 15
Data de inscrição : 04/06/2011
Idade : 45

Voltar ao Topo Ir em baixo

Em curso Re: Guaru

Mensagem por Batata em Sab Jun 25, 2011 8:21 pm

É isso mesmo João...
Por isso eu queria colocar os selvagens, pra mistura com os coloridos que eu ja tinha no lago.
Apesar que alguns selvagens eram meio azulados...
Daqui pra frente é com eles, rsrsrs

Valeu, João...
Abçrs...
Batata
Batata
Avançado
Avançado

Muito bastante ativo + Ganhador do Concurso de Fotografia
Brasil
Mensagens : 1761
Pontos : 1958
Reputação : 96
Data de inscrição : 12/03/2011
Idade : 52

Voltar ao Topo Ir em baixo

Em curso Re: Guaru

Mensagem por joão victor em Dom Jun 26, 2011 10:11 am

Falou Batata eles sabem fazer...sempre aparece novidades...destes guarus


João Victor Rocha Batista
Sta Barbara d´Oeste S/P affraid
joão victor
joão victor
Iniciante Jr
Iniciante Jr

Guaru Empty
Brasil
Mensagens : 448
Pontos : 538
Reputação : 15
Data de inscrição : 04/06/2011
Idade : 45

Voltar ao Topo Ir em baixo

Em curso Re: Guaru

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum