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Filtro Canister Caseiro.

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Em curso Filtro Canister Caseiro.

Mensagem por Vany em Dom Out 11, 2009 4:59 pm

Olá pessoal!

Muitos admiradores do aquarismo acabam desistindo de montar um aquário ao se deparar com os altos preços de alguns equipamentos. O filtro que é considerado o pulmão do aquário não pode ser desprezado. Filtros industrializados por serem pequenos precisam de mídias especiais que garantam sua eficiência, dificultando o uso de mídias alternativas que só se equiparam em maiores quantidades.

E no intuito de facilitar o ingresso de mais pessoas no fascinante mundo da aquariofilia, a Equipe AquaPeixes (AQP) disponibiliza o passo a passo de um filtro que tem grande capacidade para mídias e uma aparência razoável quando comparado com filtros industrializados.



Detalhe do filtro já instalado.

Lista de material para o filtro:

Tubo de 100 mm (Bombas até 650 L/h) ou 150 mm (Até 2000 L/h).
2. Caps conforme a escolha (100 ou 150 mm)
1. Tampa de ralo (100 ou 150 mm)
1. Bomba respectiva.
1. Metro tubo marrom ¾”.
1. Metro tubo marrom ½”.
2. Cotovelos ½” 45 graus.
1. Luva ½”.
1. Registro esférico.
2. Metros de mangueira de ½” ou 5/8”.
4. Cotovelos 1/2" 90 graus. (Para as bengalas de sucção e retorno)
1. Divisor de ar ou válvula.
3. Presilhas de pressão (Tubo 100 mm). 4. presilhas (Tubo 150 mm). Fecho rápido lojas de ferragens.
20. Parafusos com porcas (5 mm de comprimento)
Arame galvanizado (para aumentar o alcance dos grampos das presilhas).
Lixas 80, 100 e 220 (2 de cada).
Tinta spray
Borracha pra fazer a vedação (Câmera de pneu, pisos de borracha e etc.).
___________________________________________________________________________________________
1º. Parte:


Corte o tubo do tamanho desejado... Neste caso, foi usado tubo 100mm, com 30cm de altura e tem 2,5 litros de volume interno. Após o termino, o filtro terá 45m de altura, levando em conta o espaço oculpado pelo registro.
O corte precisa ser reto e plano, uma serra de bancada é recomendado, mas é possível fazer com uma serra de mão, tracejando com lápis em torno do tubo, depois ir serrando aos poucos em cima do traço até abrir uma canaleta e termine de serrar.
A borda do tubo tem que estar totalmente plana, para isso use as lixas começando com a mais grossa sobre uma superfície plana de preferência vidro/espelho. Lixe vigorosamente até acertar a borda. Faça teste com um papel fino, que não pode passar por entre a borda. Verifique o prumo do tubo, use algum objeto que seja reto. No caso, foi usado uma lata de thiner. O tubo não deve ficar inclinado.
___________________________________________________________________________________________
2º. Parte:
Outra parte muito importante da montagem é esta; pois quem já montou filtro usando esses tubos sabe da dificuldade de abrir. Mas para resolver o problema, a ideia é a seguinte: Reduzir a espessura da borda do tubo usando as lixas. E para garantir que o encaixe fique ainda mais fácil, lixe também, as laterais do interior de um dos caps.
Para saber o quanto lixar; com um lápis, circule o tubo a 2cm da borda e com a lixa nº 100 vá lixando até que o risco desapareça. Repita por 10 vezes.
Lixe o interior do cap pra que não tenha que afinar demais a borda do tubo, use a mesma dica e medida de 2 cm. Depois que o cap encaixar e desencaixar facilmente com uma só mão, finalize com lixa 220.
___________________________________________________________________________________________
3º. Parte:

Agora com 2º cap (não precisa lixar) e as presilhas em mãos, divida a circunferência do cap com uma fita métrica, pela quantidade de presilhas (3 ou 4 quatro respectivamente) e faça as marcações dos furos dos parafusos. Use uma broca ligeiramente mais fina que os parafusos. Aperte bem os parafusos, passe super cola (cola PVC não adere em metal) na cabeça e na porca (lado interno do cap) do parafuso, garantindo assim, maior firmeza das presilhas.
___________________________________________________________________________________________
4º. Parte:


Pegue o 2º cap em que as presilhas foram fixadas já com a cola seca, o tubo devidamente plano, reto e no prumo.
Passe um pouco de cola PVC no interior do cap e encaixe a parte que não foi lixada do tubo no cap (use seu peso corporal com o cap apoiado no chão), verifique se o tubo desceu até encostar no fundo do cap. Passe cola nas laterais esternas entre o tubo e cap.

Enquanto aguarda a cola secar, fixe as abas das presilhas no 1º cap, divida a circunferência do cap pela quantidade de presilha (3 ou 4 quatro respectivamente) e faça as marcações dos furos dos parafusos, use uma broca ligeiramente mais fina que os parafusos. A cada marcação que fizer, confira o alinhamento entre a aba e a presilha.
___________________________________________________________________________________________
5º. Parte:
Marque um conjunto (Aba e presilha) com o nº1 para servir de referencia e montar a tampa sempre na mesma posição, pois à distância entre as presilhas e as abas podem ficar diferentes.
Corte um pedaço do arame e molde um grampo entre a aba e a presilha enrolando-o no grampo original. Não deixe muito tencionado, apenas deixe firme para que sobre espaço pro anel de vedação.
___________________________________________________________________________________________
6º. Parte:

Para o anel de vedação, faça um circulo usando um compasso e régua. A abertura é a metade do diâmetro do tubo.
Recorte o anel com uma tesoura e teste se está encaixando perfeitamente no fundo do cap. Caso contrário, recorte outro.
___________________________________________________________________________________________
7º. Parte:

Agora com o anel já recortado, use-o como referência na marcação para o furo da entrada de água.
Com a serra, corte as duas extremidades da luva 1/2" (Usei um cotovelo que tinha sobrando), para se ter dois anéis que servirão de apoio na colagem do cano e do cotovelo.
Se não tiver em mãos uma broca de 1/2", faça vários furos dentro e ao redor da marcação, improvise uma lixa circular, enrolando uma lixa em umas das brocas e prendendo com arame.
Lixe com cuidado e teste o diâmetro do furo com o cano de 1/2". É melhor que o cano fique bem apertado ao entrar no furo.
___________________________________________________________________________________________
8º. Parte:

Corte um cano de 1/2" com 10cm e encaixe um dos anéis que foram retirados da luva, com espaço suficiente para o encaixe do cotevelo.
Passe cola em cima do anel e encaixe-os no furo do cap. Aguarde um minuto e passe cola no cano na parte de cima do cap, posicione o cotovelo ( Para melhor colagem, lixe as extremidades do cotovelo) na direção desejada e pressione bem.
___________________________________________________________________________________________
9º. Parte:

Para a marcação do furo de saída, use a bomba como referência. Garantindo assim, que depois seja possível conectá-la sem que encoste nas laterais do cap.
Proceda com as dicas anteriores. Use um cano de 3cm, para que a bomba ocupe o mínimo de espaço dentro do filtro.
___________________________________________________________________________________________
10º. Parte:

Corte o cano de 3/4" 5mm menor que a altura do filtro. Neste caso, o cano ficou com 29,5cm.
Faça a marcação do furo que será feito no ralo. Faça também um chanfro no cano, para que a água possa fluir livremente por baixo do ralo. Garantindo que a água seja distribuída uniformemente por entre as mídias filtrantes.
___________________________________________________________________________________________
11º. Parte:

Para garantir que toda a água passe através dos elementos filtrantes e não retorne pelo espaço entre o cano de 1/2" e o 3/4". Recorte mais um anel , ou dois, vai depender da precisão do corte do cano de 3/4". Deixe as bordas desses canos planas. Para isso, use as lixas.
Para comferir se realmete vedou, basta enxer o filtro com água, virá-lo ao contrário e tapar a saida com a mão. Verifique, se estiver saindo água pela entrada, mais um anel será necessário.
___________________________________________________________________________________________

12º. Parte:

Antes de furar o cap pra colocar a bomba, corte o fio e faça testes em algum pedaço de tubo que sobrou, pois o furo no cap tem que ser preciso, se não, terá que tapá-lo e fazer outro.
Existem dois tipos de fios usados nas bombas, com capa redonda e capa chata. O redondo é muito simples, apenas faça o furo menor que a bitola do fio e usando algum tipo lubrificante(óleo, manteiga, etc.) para facilitar que fio deslize por entre o furo. A própria pressão da capa do fio fará a vedação.
Para a capa achatada, é necessário ter mais atenção... Com uma broca também mais fina que o fio, faça o furo e force a broca para o lado aos poucos e vá testando com o fio. O fio precisa entrar bem apertado no furo.
___________________________________________________________________________________________
13º. Parte:

Agora que o fio está passado... A bomba precisa ser fixada na saída do filtro. Aqui, duas mangueiras foram usadas, uma de 1/2" e outra de 1/4". Pedaços foram encaixados na saída da bomba e na saída do filtro.
Já com a bomba fixada. Emende os fios e passe um pouco de super cola em torno do fio.
___________________________________________________________________________________________
14º. Parte:
Para as conexões das mangueiras, podem ser usados diversas formas, com bicos roscáveis, engate rápido, etc., todos com perda de vazão por ter suas estremidades afuniladas.
Neste caso, para evitar a perda de vazão, a mangueira foi aquecida em água fervente e pedaços de cano (6cm) foram entroduzidos nas estremidades.
Agora monte as bengalas de acordo com o tipo de aquário, com peixes grandes, pequenos ou alevinos.
Por se tratar de um sistema de baixa pressão. Não precisa colar as conexões.
___________________________________________________________________________________________
15º. Parte:
Faça o teste com água. Deixe as bengalas o mais alto possível e veja se há vazamentos, pois este é momneto de corrigir. Deixe de um dia pro outro e vá observando.
Passando no teste... Escolha as cores...
___________________________________________________________________________________________
16º. Parte:
Este registro ou válvula de ar, serve pra tirar todo o ar de dentro do filtro, pois ao enxé-lo, a água ficará ao nível da entrada da bomba. E como todos sabem... A bomba em regime de trabalho precisa estar totalmente submersa.
Siga os procedimentos da passagem do fio da bomba, broca mais fina e etc...


Vantagens:

- Compacto.
- Silencioso.
- Circuito fechado de água.
- Bomba menos potente (não precisa vencer coluna dágua, menor custo).
- Troca de menor quantidade de elementos filtrantes.
- Não oferece riscos de vazamentos se bem instalado.
- Continua filtrando mesmo com nível dágua diminuído pela evaporação.
- Movimentação do fundo (A drenagem é feita pelo meio/fundo do aquário).

Desvantagens:
- Exige vedação completa.
- Vazamentos podem drenar um bom tanto do aquário (até o sifão ser quebrado).
- Exige ser desligado e esvaziado para ser feita manutenção.
- Um FVM precisa de um bom projeto e um bom recipiente selado.
- Substituição da bomba pode ser problemática (depende do projeto).
- Risco de bolsão de ar no caso de “bomba superior” (pode queimá-la)
.

Coluna D’agua:

Num filtro canister bem montado (sem vazamentos – no caso entrada de ar), não há o problema de perda de vazão devido à coluna d’água, seja ela qual for, entra em ação o efeito sifão, e o nível da água na entrada se equilibra na extremidade de saída. Vou tentar explicar; essas bombas submersas de aquário, são do tipo impelidor rotativo, que tem como uma das principais características, terem um delta de pressão constante (tecnicamente chamado de NPSH fixo -net positive suction head). Se a bomba succiona o fluido a uma pressão atmosférica constante e descarrega digamos a 1 bar (por exemplo), se ela passar a succionar a 1 bar, vai descarregar a 2 bar, o delta será sempre de 1bar. Mantendo-se as mesma configurações (tubos / linhas e restrições). Isso, ocorrera sempre e a relação pressão / vazão será sempre diretamente proporcional. Por tanto, a perda de vazão se dará em decorrência do atrito da água em meio aos elementos filtrantes e curvas da tubulação. Em testes realizados com alguns filtros que já montei, essa perda, se dá na ordem de 30% com o filtro instalado e com elementos filtrantes.
Quando a bomba do canister entra em operação, ela envia a água para o aquário a uma determinada pressão / vazão, imediatamente há a tendência de criar-se uma baixa pressão no interior o filtro (é aqui que o ar, em caso de vazamentos, entra e pode ocorrer a “queima da bomba”.), como a linha de entrada (sucção) do filtro esta submersa no aquário, o aumento da sucção é sentido, e uma maior quantidade de água e “puxada” para o interior do filtro, fazendo com isso, que a pressão interna volte a subir. Com essa elevação de pressão a bomba passa a “mandar mais água” (subiu a sucção => subiu a descarga) e o processo se inicia novamente ate atingir um ponto de “equilíbrio” (aqui tem haver com o projeto da bomba, onde coisas como: Saturação, esforço, ponto limite, são levados em conta). Então o efeito de perda de pressão (vazão) por peso de coluna d’água é praticamente eliminado, tendendo mesmo a ficar próximo de zero. E essa é uma das grandes vantagens do canister!

Então, num canister bem montado, não levando em consideração perda de carga causada por restrições diferentes entre a duas linhas, a perda de vazão devido ao peso de coluna d’água é bem próximo de zero.


Última edição por Vany em Sab Fev 06, 2010 7:28 pm, editado 2 vez(es)

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Em curso Re: Filtro Canister Caseiro.

Mensagem por Vany em Qui Fev 04, 2010 2:57 pm

Olá pessoal!

Alguém já terminou de montar o filtro?

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Em curso Re: Filtro Canister Caseiro.

Mensagem por Edson Balotta em Qui Fev 04, 2010 5:15 pm

Salve Vany,
Estou pensando em iniciar a montagem de um que quero colocar em uma aquário de 85x40x40 (+ou-) que ainda não tenho rsrsrs.... Vc tem alguma dica em relação a altura do cano? Estou pensando em fazer com um cano de 150mm.
Me tira uma duvida: A água do aquário entra pelo cano, desce e depois sobe pelas midias ou o inverso?

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Em curso Re: Filtro Canister Caseiro.

Mensagem por Vany em Qui Fev 04, 2010 6:19 pm

Fala, Edson! Blz?

Neste caso, o seu aquário teria 130 litros. Você pode usar o 100 mm. com 30 cm de altura e uma bomba de 650/1000 L/h. que já dá conta do recado... Além de ficar mais barato (Gastei +ou- 30,00 tubo e conexões fora a bomba) que o de 150 mm. (90,00 fora a bomba) servirá de teste até que acerte a vedação.

O fluxo de água é do jeito que descreveu mesmo...

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Em curso Re: Filtro Canister Caseiro.

Mensagem por Edson Balotta em Qui Fev 04, 2010 9:09 pm

Legal, vou ver se compro os materiais nesse final de semana para começar a confecção na semana que vem. Vou até a fabrica encomendar o aquário, ainda estou em duvida se faço um de 90 cm de comp ou 85 cm. Quero também fazer o móvel e a luminária.

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Em curso Re: Filtro Canister Caseiro.

Mensagem por dudu em Sab Fev 06, 2010 12:06 pm

oi vany!!!
minha duvida é se eu colacar o filtro no movel em baixo do aquário a bomba teria força suficiente para puxar a água de volta?
e como que começa a filtragem?tenho que encher o cano antesde ligar a bomba?
quero colocar uma bomba sarlo 1000lh acho eu que é suficiente para um aquário de 130 lts.

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Em curso Re: Filtro Canister Caseiro.

Mensagem por Vany em Sab Fev 06, 2010 7:12 pm

Blz, Dudu!

Na sua primeira dúvida, eu fiz uma edição no tópico...Esclarecendo também outras que possam surgir.

e como que começa a filtragem?tenho que encher o cano antesde ligar a bomba?
Sim, para isto basta sugar o ar pela mangueira de retorno.

1000 L/h está bom!

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Em curso Re: Filtro Canister Caseiro.

Mensagem por dudu em Sab Fev 06, 2010 7:16 pm

blz vany!!!!valeu
mas eu vou te fazer mais uma pergunta!!!!
eu to pra monta um aquário de 312 litros essa bomba serviria tambem?ou eu preciso trocala por outra mais forte.

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Em curso Re: Filtro Canister Caseiro.

Mensagem por Vany em Sab Fev 06, 2010 7:43 pm

Neste caso Dudu, se você montar com tubo de 100mm e bomba de 1000 L/h, o ideal, seriam dois filtros. Agora, se montar com tubos de 150mm basta trocar... 2000 L/h tá muito bom.

Eu particularmente prefiro dois, pois o preço de dois com 100mm é quase o mesmo de um com 150mm. E ainda, você pode alternar as manutenções entre os dois garantindo uma estabilidade maior ao aquário.

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Mensagem por dudu em Dom Fev 07, 2010 12:32 am

é que eu ja tenho um filtro externo litwin com placa de ceramica e o filtro com la e carvao com vazão de 750 l/h sera q com esse filtro e com um canister de cano de 100mm com a bomba de 1000l/h ja daria? é q eu vou tirar o filtro biologico com placas do meu aquário e vou colocar substrato de areia de filtro de piscina por isso q eu to com tanta duvida quanto a filtragem agora, estou com medo de deixar uma filtragem meia boca e prejudicar os peixes...

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