Fórum AquaPeixes
Conecte-se ou registre-se e faça parte do melhor Fórum de Aquariofilia!

Registrando-se terá direito a fazer perguntas, esclarecer dúvidas e muito mais...

Aquecedor caseiro para lagos - Página 2 11049110 Veja, passo a passo, como postar fotos;

Aquecedor caseiro para lagos - Página 2 11049110 Fique por dentro das nossas Regras de utilização;

Aquecedor caseiro para lagos - Página 2 11049110 Fique por dentro das nossas Regras para participação do Concurso AquaPeixes de Fotografias;

Aquecedor caseiro para lagos - Página 2 11049110 Acesse nosso site AquaPeixes, para obter mais conhecimentos;

* As publicidades só aparecem para os visitantes!




Fórum AquaPeixes
Conecte-se ou registre-se e faça parte do melhor Fórum de Aquariofilia!

Registrando-se terá direito a fazer perguntas, esclarecer dúvidas e muito mais...

Aquecedor caseiro para lagos - Página 2 11049110 Veja, passo a passo, como postar fotos;

Aquecedor caseiro para lagos - Página 2 11049110 Fique por dentro das nossas Regras de utilização;

Aquecedor caseiro para lagos - Página 2 11049110 Fique por dentro das nossas Regras para participação do Concurso AquaPeixes de Fotografias;

Aquecedor caseiro para lagos - Página 2 11049110 Acesse nosso site AquaPeixes, para obter mais conhecimentos;

* As publicidades só aparecem para os visitantes!




Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» Me ajudem. Kingyou doente
por Wladimyr Qua Mar 27, 2024 12:34 pm

» Espessura do vidro
por efemota Qui Mar 21, 2024 2:24 pm

» Dúvidas sobre a confecção de um aquário
por Wladimyr Sex Mar 15, 2024 12:02 pm

» Apresentação
por Wladimyr Seg Mar 11, 2024 9:40 am

» Jack Dempsey não come ração
por Wladimyr Qua Mar 06, 2024 2:37 pm

» Nasceu um filhote de Platti.
por Wladimyr Qua Mar 06, 2024 2:26 pm

» Novo aquário comunitário 58 L
por Wladimyr Qua Mar 06, 2024 1:02 pm

» Nasceram mais 4 filhotes de Platti.
por fabianobarcellos Qui Fev 22, 2024 9:53 am

» KINGUIO com pelote branco.
por SJorge Dom Jan 28, 2024 11:28 am

» Espessura do isopor
por efemota Seg Jan 22, 2024 12:37 pm

» Plantas no aquário.
por SJorge Sáb Jan 13, 2024 3:14 pm

» Substrato que deixa o aquário com Ph ácido ?
por SJorge Sáb Jan 13, 2024 3:11 pm

» Será que este teste é preciso (Amônia) ?
por fabianobarcellos Qui Nov 30, 2023 3:35 pm

» Escolha do termostato
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:13 am

» Apresentação Jordana
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:12 am

» Alguém sabe o que é isso no meu peixe?
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:10 am

» kinguio deitado
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:08 am

» Comportamento peixe Espada
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:04 am

» 1º aquário Betta: problemas com oscilação de PH e água turva
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 5:53 am

» Teste de Amônia é realmente preciso ?
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 5:49 am

Top dos mais postadores
Mauricio Molina (8254)
Aquecedor caseiro para lagos - Página 2 Left_bar_bleueAquecedor caseiro para lagos - Página 2 Full_bar_bleueAquecedor caseiro para lagos - Página 2 Right_bar_bleue 
Adilson (7042)
Aquecedor caseiro para lagos - Página 2 Left_bar_bleueAquecedor caseiro para lagos - Página 2 Full_bar_bleueAquecedor caseiro para lagos - Página 2 Right_bar_bleue 
Wladimyr (6191)
Aquecedor caseiro para lagos - Página 2 Left_bar_bleueAquecedor caseiro para lagos - Página 2 Full_bar_bleueAquecedor caseiro para lagos - Página 2 Right_bar_bleue 
Beto Lemos (4989)
Aquecedor caseiro para lagos - Página 2 Left_bar_bleueAquecedor caseiro para lagos - Página 2 Full_bar_bleueAquecedor caseiro para lagos - Página 2 Right_bar_bleue 
Lucas Duarte (2775)
Aquecedor caseiro para lagos - Página 2 Left_bar_bleueAquecedor caseiro para lagos - Página 2 Full_bar_bleueAquecedor caseiro para lagos - Página 2 Right_bar_bleue 
maciel.luz (2621)
Aquecedor caseiro para lagos - Página 2 Left_bar_bleueAquecedor caseiro para lagos - Página 2 Full_bar_bleueAquecedor caseiro para lagos - Página 2 Right_bar_bleue 
SJorge (2426)
Aquecedor caseiro para lagos - Página 2 Left_bar_bleueAquecedor caseiro para lagos - Página 2 Full_bar_bleueAquecedor caseiro para lagos - Página 2 Right_bar_bleue 
Thiago Marques (2339)
Aquecedor caseiro para lagos - Página 2 Left_bar_bleueAquecedor caseiro para lagos - Página 2 Full_bar_bleueAquecedor caseiro para lagos - Página 2 Right_bar_bleue 
juniorfn (2149)
Aquecedor caseiro para lagos - Página 2 Left_bar_bleueAquecedor caseiro para lagos - Página 2 Full_bar_bleueAquecedor caseiro para lagos - Página 2 Right_bar_bleue 
david rafael dieter (2124)
Aquecedor caseiro para lagos - Página 2 Left_bar_bleueAquecedor caseiro para lagos - Página 2 Full_bar_bleueAquecedor caseiro para lagos - Página 2 Right_bar_bleue 

Quem está conectado?
13 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 13 visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 306 em Ter Out 26, 2021 10:48 pm

Aquecedor caseiro para lagos

+9
duckling
Thiago Arai
joão victor
Beto Lemos
Adilson
msaviato
Keen Cruz
gustavo marinho
Batata
13 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Em curso Re: Aquecedor caseiro para lagos

Mensagem por Batata Seg Jun 13, 2011 11:33 pm

Ola Gustavo,
Pesquisei esses aparelhos antes de tentar fazer um aquecedor.
E foi com base neles que montei o meu, porém;

3 noites funcionando direto, meu gás ja esta bem abaixo da metade, mas a temperatura da água esta agradavel, tanto é que os peixes estão super ativos, mesmo tarde da noite. Estou dormindo pouco por causa disso.

O consumo de gás foi grande, apesar que devo levar em consideração que quase todo material foi improvissado.

Resumindo,
Meu objetivo era tentar aquecer um lago de quase 5.000l de água em condições totalmente adversas.
O resultado foi positivo.

Meu proximo objetivo agora é montar um aquecedor baseado no projeto que fiz, a fim de reduzir o consumo do gás.
Farei um recipiente maior de inóx com um foguareiro desses de forno onde o fogo é uniforme soldado na propria peça de inóx sendo quase uma estufa, e a distancia da entrada da água será maior até a saida, assim aquecera mais e gastará menos gás.


Afinal o que usei foi uma churrasqueira a gás, canos e peças improvisados e uma lata de tinta de 20 litros cortada.
Essa improvisação fez com que boa parte do gás fosse diperdiçada.

Conclusão:
Se esses aquecedores a gás tiverem resultados proximos do meu, torna-se viavel para quem tem lagos.
O Thiago Arai, que esta fazendo um lago de proporções menores, o custo de mante-lo aquecido seria bem menor.
Em lagos maiores que nem os nossos é bem mais demorado, proporcionando gastos maiores com o gás, porem o que queremos é em noites extremamentes geladas, tentar amenizar problemas com nossos peixes.

Acredito que o teste serviu de referência para tentarmos achar uma boa solução de custo pra nós e beneficios pros peixes.

Mas quando quero fazer uma coisa, eu sou teimoso, vou até o fim, não quero compra um, eu quero faze um,rsrsrs...

Abrçs...
Batata
Batata
Avançado
Avançado

Muito bastante ativo + Ganhador do Concurso de Fotografia
Brasil
Mensagens : 1761
Pontos : 1958
Reputação : 96
Data de inscrição : 12/03/2011
Idade : 56

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Aquecedor caseiro para lagos

Mensagem por joão victor Ter Jun 14, 2011 7:28 am

Parabéns Batata é isso ai, paciência e persistencia são uma virtude...
Se achar algo na NET lhe envio....
joão victor
joão victor
Iniciante Jr
Iniciante Jr

Aquecedor caseiro para lagos - Página 2 Empty
Brasil
Mensagens : 448
Pontos : 538
Reputação : 15
Data de inscrição : 04/06/2011
Idade : 49

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Aquecedor caseiro para lagos

Mensagem por duckling Ter Jun 14, 2011 7:21 pm

Buenas:

Batata: por acaso não considerou a hipótese de usar uma lona térmica (aquelas usadas em piscinas térmicas) durante a noite, tampando teu lago?

Para o fim que se destinam (piscinas) reduzem MUITO a necessidade de aquecimento, pois impedem a saída de grande parte do calor.

É impressionante a diferença entre usar e não usar (e por aqui, esse inverno já chegou a 2 graus... e eu fui pra água) Razz
duckling
duckling
Iniciante
Iniciante

Aquecedor caseiro para lagos - Página 2 Empty
Brasil
Mensagens : 122
Pontos : 133
Reputação : 3
Data de inscrição : 11/05/2011
Idade : 49

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Aquecedor caseiro para lagos

Mensagem por Batata Ter Jun 14, 2011 8:03 pm

Olá Duck,
eu ja havia pensado em lonas de aquecimento, porem meu lago alem de irregular, tem varios galhos e vegetação na lateral.
Não tenho como usa-las visto que as bolhas precisam ficar na água e eu teria que desmontar quase tudo pra poder usa-las.
Até tinha pensado em fazer uma lona preta e enche-la d'água para aquecer, mas não dá.

Mesmo assim, fico agradecido...
Valeu...
Abçrs...
Batata
Batata
Avançado
Avançado

Muito bastante ativo + Ganhador do Concurso de Fotografia
Brasil
Mensagens : 1761
Pontos : 1958
Reputação : 96
Data de inscrição : 12/03/2011
Idade : 56

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Aquecedor caseiro para lagos

Mensagem por Beto Lemos Ter Jun 14, 2011 11:06 pm

Acredito que a água passando por tipo uma serpentina o consumo sera menor e havera um melhor aproveitamento de calor,convence a mulher a cozinhar no fogao a lenha que acaba com o problema do gas rsrs
Beto Lemos
Beto Lemos
Moderador
Moderador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
Brasil
Mensagens : 4989
Pontos : 5179
Reputação : 202
Data de inscrição : 17/10/2010
Idade : 48

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Aquecedor caseiro para lagos

Mensagem por joão victor Qua Jun 15, 2011 8:10 am

Realmente se utilizar o cobre creio que o resultado sera melhor tendo em vista que o material é um bom isolante termico...
joão victor
joão victor
Iniciante Jr
Iniciante Jr

Aquecedor caseiro para lagos - Página 2 Empty
Brasil
Mensagens : 448
Pontos : 538
Reputação : 15
Data de inscrição : 04/06/2011
Idade : 49

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso ótimo tópico

Mensagem por professormarcelorocha Qui Jan 12, 2012 12:33 am

Batata, uma forma de economizar energia gasta no seu lago seria a redução do volume de água a ser aquecido.

Explico: Se houver como preparar "poças" mais rasas que se comuniquem com o lago mas que estejam na periferia, você poderia se concentrar em aquecer a água dessas "poças d'água" (o circuito poça aquecedor perderia pouca água para o tanque maior) e os peixes iriam naturalmente se deslocar para aquela região mais aquecida do lago.

Lembro que na natureza os peixes de água quente preferem alagados rasos e os de água fria no inverno procuram profundidades maiores que 1,5 metros por causa do comportamento anômalo da água abaixo de 4ºC.

Também passo pelo mesmo problema aqui, ainda não construí o meu lago, mas desejo construir com profundidades e poças variadas pra conseguir diversas temperaturas ambientes.
professormarcelorocha
professormarcelorocha
Novo no fórum
Novo no fórum

Aquecedor caseiro para lagos - Página 2 Empty
Brasil
Mensagens : 6
Pontos : 8
Reputação : 0
Data de inscrição : 12/01/2012
Idade : 49

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Aquecedor caseiro para lagos

Mensagem por Batata Qui Jan 12, 2012 9:08 am

Entendi o que quer dizer,
mas no meu caso a unica saida sem gastar muito era aquela.
Eu ja tinha um projeto definitivo no papel, e eu usaria madeiras ao inves de gas atravez de um forno de alvenaria, parecido com os de barros.

Mas não moro mais naquela casa e desativei o lago, os peixes estão comigo.

Abçrs...
Batata
Batata
Avançado
Avançado

Muito bastante ativo + Ganhador do Concurso de Fotografia
Brasil
Mensagens : 1761
Pontos : 1958
Reputação : 96
Data de inscrição : 12/03/2011
Idade : 56

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso ainda buscando melhorar a eficiencia

Mensagem por professormarcelorocha Seg Jan 16, 2012 5:32 pm

Ainda estava pensando ... Se não há como mudar a estrutura do lago, então acredito que alterar a altura do sifão que leva a água pro aquecimento já traga bons resultados.
Quando o frio ainda está acima de 4ºC a água mais fria fica em baixo e a mais quente tende a subir, então se puxar a água a uns 30 cm de profundidade vc consegue fazer aquecer a parte superior do lago que impedirá a redução da temperatura da água de baixo por troca atmosférica, assim peixes mais resistentes ao frio descem e menos resistentes subirão para os 30 cm superiores. Não creio que venha a dar choque térmico nos habitantes, mas seria importante um controle desta temperatura superior.
Abraços!!!
professormarcelorocha
professormarcelorocha
Novo no fórum
Novo no fórum

Aquecedor caseiro para lagos - Página 2 Empty
Brasil
Mensagens : 6
Pontos : 8
Reputação : 0
Data de inscrição : 12/01/2012
Idade : 49

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Aquecedor caseiro para lagos

Mensagem por juniorfn Qua Jan 18, 2012 11:03 am

Bom pessoal, não sei se pode vir a servir para lagos, mas creio que possamos fazer uma adaptação no projeto.

Eu estava pesquisando alguma maneira de economizar energia na casa nova, já que onde vou morar tem muitos dias de sol. Encontrei no site da Sociedade do Sol (www.sociedadedosol.org.br) um projeto de aquecedor solar usando garrafas pet entre outros.

Teve uma matéria (antiga inclusive), que vcs podem ver no video abaixo:
juniorfn
juniorfn
Amigo AQP
Amigo AQP

Membro bastante Participativo
Brasil
Mensagens : 2149
Pontos : 2223
Reputação : 29
Data de inscrição : 20/10/2011
Idade : 41

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Aquecedor caseiro para lagos

Mensagem por Convidado Qui maio 17, 2012 10:49 pm

Olá batata tudo beleza? Sou novo no fórum ainda estou aprendendo a usar ele, vejo que você é como eu gosta do Diy, pois bem isso de aquecer o lago é uma boa idéia, muito estão sugerindo o aquecedor solar, mas ele só iria aquecer durante o dia, mas na noite é mais fria, criei a alguns anos carpas em caixa d'água, e observei que no inverno a água ficava nos 20°C, e nos mais rigorosos nos na casa dos 18°C, (moro na região sudeste) após tentar descobrir o porque a água ficava quente no inverno, descobri que o responsável era o filtro que havia feito para os peixes, hoje tenho um lago enterrado que está passando por reformas, estou a fazer esse filtro que aquece a água naturalmente, Vi uma vez uma casa que era aquecida usando o calor gerado pela fossa séptica, era uma serpentina que ficava dentro da fossa, um tubo ficava proximo ao teto e outra proximo ao chao, a medida que o calor gerado pela decomposição de detritos dentro da fossa gera calor e esse calor esquentava o cobre, o ar frio entrava pelo tubo no teto e saia ar quente no tubo do chão, o ar quente empurrava o ar frio até o tubo perto do teto, (espero que consiga entender minha explicação), o principio era parecido com o meu filtro, pois estou projetando um maior já que o lago tem 3000L e a caixa d'água era 500L, você poderia fazer uma compostagem para as plantas e aproveitar o calor gerado para aquecer o lago, colocando o tudo de saída no fundo do lago e o de entrada perto da superfície, com uma bomba de baixa potencia pra ajudar a água passar pelo tubo, entendeu, ia fazer um desenho mas inda tenho problemas de postagem, logo concluirei a reforma do meu lago e posto um vídeo de como fazer o filtro abraços
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Aquecedor caseiro para lagos

Mensagem por Beto Lemos Sex maio 18, 2012 7:49 am

Interessante o projeto,gostaria de ver uma foto de como funciona.
Beto Lemos
Beto Lemos
Moderador
Moderador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
Brasil
Mensagens : 4989
Pontos : 5179
Reputação : 202
Data de inscrição : 17/10/2010
Idade : 48

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Aquecedor caseiro para lagos

Mensagem por Wladimyr Sex maio 18, 2012 9:56 am

Parece muito interessante, essas compostagens realmente geram muito calor, acho completamente viável principalmente quando existe alguma fonte de composto (galinheiros, chiqueiros, e outras criações) e uso para ele como uma horta, pomar ou jardim (que também produzem composto mas não tão "quente").

[]s
Wladimyr
Wladimyr
Administrador
Administrador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
Participante palpites copa
Brasil
Mensagens : 6191
Pontos : 6329
Reputação : 405
Data de inscrição : 12/03/2012
Idade : 46

http://www.flickr.com/photos/wladmaciel

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Aquecedor caseiro para lagos

Mensagem por Batata Sex maio 18, 2012 10:30 am

Ola Buga, seja bem vindo ao forum.

Entendi o sentido, mas seria bom colocar um croqui para entender melhor, porem qual o grau de aquecimento que proporcionará em noite extremamente geladas ?

O que quero dizer por exemplo, aqui onde moro próximo a serra, no inverno o termômetro em ambiente aberto durante a madrugada fica muito baixo, inverno passado houve madrugadas de 1 e inclusive 0 graus.

Para ter uma ideia, no inverno passado eu fiu o único com lago ornamental exposto ao tempo na cidade que não teve baixa de peixes, inclusive a escola agricola que possue 2 lagos grandes de 1 metros de profundidade, acabou por amanhecer peixes mortos devido ao frio intenso.

Eu fiz um teste num aquecedor eletrico utilizando uma serpentina passando por ele e o resutado foi bom, dando inspiração a construir um pequeno forno a lenha e utilizar o mesmo processo tornando-se definitivo. Porem o projeto ficou só no papel, tendo em vista que acabei por me divorciar, sair da casa e consequentemente desativei o lago.

O projeto é simples com baixo custo e bom benefício.
Seria um pequeno forno a lenha, havendo uma serpentina de cobre passando por dentro dele, porem a saida da água seria na parte do fundo de um lado do lago e a entrada da água na outra extremidade retornando no fundo tambem, pois a água quente irá subir aquecendo num todo mais rápido.

Com o sistema a gás que montei provisório porque ja não havia tempo de fazer um definitivo, consegui manter a água entre os 19 gruas em media, porem o gas tem um custo alto quando usado direto, ja com um forno a lenha e serpentina o custo seria bem pequeno, aqui por exemplo, lenha tem a vontade, ficando apenas o custo de mais bomba ligada.

Toda opinião e ajuda para projetos de aquecimentos são bem vindas, servindo de exemplo para outros...

Abçrs...
Batata
Batata
Avançado
Avançado

Muito bastante ativo + Ganhador do Concurso de Fotografia
Brasil
Mensagens : 1761
Pontos : 1958
Reputação : 96
Data de inscrição : 12/03/2011
Idade : 56

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Aquecedor caseiro para lagos

Mensagem por Convidado Sex maio 18, 2012 10:35 am

primeiro vou fazer o sistema, fazer os devidos testes só depois postar pois não quero falar bobagens ou besteiras, abraços, assim que aprender a postar fotos, faço um desenho detalhado do meu filtro, até mais...
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Aquecedor caseiro para lagos

Mensagem por Beto Lemos Sex maio 18, 2012 11:04 am

Ok ficaremos no aguardo,segue link de como postar as fotos.

https://aquapeixes.forumeiros.com/t15-como-postar-fotos-passo-a-passo
Beto Lemos
Beto Lemos
Moderador
Moderador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
Brasil
Mensagens : 4989
Pontos : 5179
Reputação : 202
Data de inscrição : 17/10/2010
Idade : 48

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Aquecedor caseiro para lagos

Mensagem por Convidado Sex maio 18, 2012 6:33 pm

beto, o fórum aceita fotos do google+? abraços...
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Aquecedor caseiro para lagos

Mensagem por Adilson Sex maio 18, 2012 7:42 pm

A pergunta foi direcionada ao Beto mais lhe adianto rsrs, sim aceita sim, se você por exemplo achar um projeto semelhante ao seu com fotos pode postar, só é bom você colocar a fonte de onde foi tirado.
Abrçs!
Adilson
Adilson
Moderador Geral
Moderador Geral

Pontuaçao elevada
1º Colocado
Brasil
Mensagens : 7042
Pontos : 7828
Reputação : 340
Data de inscrição : 07/03/2010
Idade : 48

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Aquecedor caseiro para lagos

Mensagem por Convidado Sex maio 18, 2012 8:13 pm

Obrigado adilson, sempre que copio algo de algum lugar eu sempre passo a fonte sim abraços...
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Aquecedor caseiro para lagos

Mensagem por Convidado Ter maio 22, 2012 5:22 pm

o sistema se chama exotérmico e endotérmico
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Novas descobertas

Mensagem por Convidado Seg Jan 20, 2014 7:09 pm

Olá Batata tudo bem? Já resolveu o problema?
Então vou usar o sistema de compostagem para aquecer meu lago plantado, o esquema vai ser assim, 3 baldes de 60/100 litros o desenho a seguir mostra feito em caixas

Aquecedor caseiro para lagos - Página 2 9hqn

para fazer no balde em 1/3 usarei uma grande, no centro se usa um cano furado para o metano ir até a superfície, em volta do cano se usará na parte de dentro uma mangueira em espiral para ficar em contato com a terra, em cima entra a água em baixo sai para o lago, o processo de decomposição gera calor de 60°C depois do processo se estabiliza em 40°C, houvendo a necessidade acrescentarei novos baldes para esquentar mais a água, olha esse site para pesquisa: Usando compostagem para gerar calor

Alguns vídeos que mostra o processo em part 01 e 02, é só fazer o mesmo só que dentro do balde ou outro recipiente:





Espero que isso possa te ajudar, logo estarei fazendo o meu boa sorte amigo!


BugalooDuff (Daniel Ribeiro) cyclops
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Aquecedor caseiro para lagos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos