Fórum AquaPeixes
Conecte-se ou registre-se e faça parte do melhor Fórum de Aquariofilia!

Registrando-se terá direito a fazer perguntas, esclarecer dúvidas e muito mais...

Veja, passo a passo, como postar fotos;

Fique por dentro das nossas Regras de utilização;

Fique por dentro das nossas Regras para participação do Concurso AquaPeixes de Fotografias;

Acesse nosso site AquaPeixes, para obter mais conhecimentos;

* As publicidades só aparecem para os visitantes!




Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Últimos assuntos
» Ampulária
por efemota Hoje à(s) 2:43 pm

» [Apresentação] Salve galera começando um novo robby
por Lucas Duarte Hoje à(s) 2:00 pm

» Areia de piscina no aquário, como iniciar?
por Lucas Duarte Hoje à(s) 1:59 pm

» [Apresentação] Neilson Bastos
por Lucas Duarte Hoje à(s) 1:49 pm

» Tabela de exigência das plantas
por Lucas Duarte Hoje à(s) 1:45 pm

» [Doença] Filhotes de plati com ictio
por Lucas Duarte Ontem à(s) 9:52 pm

» Meus Sulamericanos
por Lucas Duarte Ontem à(s) 10:09 am

» [Doença] peixes com cauda fechada e se esfregando no substrato
por Lucas Duarte Ontem à(s) 8:04 am

» Aquário plantado de 200 litros
por Adilson Sab Jul 26, 2014 10:47 am

» [Comunicado] Pesquisar palavra em tempo real
por Mauricio Molina Sab Jul 26, 2014 10:06 am

» desenvolvimento de lago plantado
por Mauricio Molina Sab Jul 26, 2014 10:01 am

» Plantas vs Lambaris e composição de nova fauna.
por SJorge Sab Jul 26, 2014 8:53 am

» [Entrevista] Wladimyr Maciel - Julho - 2014
por Wladimyr Sex Jul 25, 2014 10:03 am

» Filtro UV (FVM) - Bruno Godinho
por Lucas Duarte Sex Jul 25, 2014 8:11 am

» Barra com 10 leds azuis 3 w
por Mauricio Molina Qui Jul 24, 2014 3:41 pm

» Aquário 1000 litros
por Hermesbm Qui Jul 24, 2014 12:40 pm

» [Entrevista] Sandro Jorge - Julho - 2014
por LeMiranda Qui Jul 24, 2014 12:15 pm

» Lago no Sítio (ajuda)
por LeMiranda Qui Jul 24, 2014 12:05 pm

» Alguem conhece esse peixe ??
por Adilson Qua Jul 23, 2014 7:29 pm

» Aquário Marinho -110 lts-
por Adilson Qua Jul 23, 2014 7:00 pm

Top dos mais postadores
Mauricio Molina (7782)
 
Adilson (6615)
 
Wladimyr (5427)
 
Beto Lemos (4832)
 
Lucas Duarte (2319)
 
Thiago Marques (2171)
 
juniorfn (2140)
 
david rafael dieter (1976)
 
Edu Ucceli (1910)
 
Thiago Arai (1898)
 

Quem está conectado
8 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 8 Visitantes :: 1 Motor de busca

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 109 em Sex Jun 13, 2014 10:45 pm

Quantidade de Peixes

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Artigo Quantidade de Peixes

Mensagem por Mateus Camboim em Qui Fev 03, 2011 10:37 pm

Olá,

Uma das dúvidas mais frequentes quando se fala em aquarismo é: até que ponto se pode povoar um aquário? Essa dúvida não é exclusiva dos iniciantes, mas sim de todos que cultivam esse Hobby. Mas como determinar um valor exato, quando se trata de um assunto que vai definir o sucesso ou o fracasso de uma montagem? Realmente não é fácil.

Muitos aquários são montados perfeitamente, com todos os equipamentos necessários e adequados, todos os testes, condicionadores, substrato, decoração, etc. Mas logo após inseridos os peixes, o caos acontece: mortes prematuras, peixes com o corpo machucado, nadadeiras corroídas, peixes escondidos, peixes com cor apática, súbito aumento dos compostos nitrogenados, queda brusca de pH. Mas nem sempre os sintomas são tão visíveis, podendo agir de forma muito mais sutil: os peixes, simplesmente não atingem seu tamanho máximo, por exemplo. Tornam-se mais agressivos do que o normal e esperado.

Diversos aquaristas dizem que é uma decisão pessoal que cabe apenas ao próprio dono ter o bom senso de saber onde parar e quando. Porém, como definir o bom senso, principalmente pra quem está começando, portanto deslumbrado com as inúmeras espécies, cheias de cor e movimentos? Por isso, que desenvolvi esse tópico, não para restringir e criar regras para a quantidade de peixes, mas para dar um ponto de partida que mostre uma maneira fácil e segura de iniciar a escolha dos habitantes do aquário.

Arrow Primeiro devemos desmistificar algumas coisas:

- Peixes crescem de acordo com o tamanho do aquário: geralmente o que vemos são peixes atrofiados, seja por limitação dos movimentos seja por envenenamento lento e contínuo por nitrato.

- Basta seguir a regra de 1cm/litro: então se eu pegar um Oscar de 35cm posso colocá-lo em um aquário com volume de uns 35/40 litros? Não. O que deve ser levado em conta é a espécie que se pretende criar (tamanho, comportamento, capacidade de produzir dejetos, etc);

- Vou comprar um peixe mesmo assim, quando ele crescer demais eu comprarei outro aquário: quem dera isso realmente acontecesse. Sabemos que, pelo menos a maioria de nós não temos condições financeiras de ficar trocando de aquário a cada 6 meses... Além do fato de que qualquer mudança estressa tanto os peixes como o aquarista.

- Mas eu conheço um amigo que mantém peixes grandes em aquários pequenos e eles estão muito bem há uns 6 meses:
outro ponto importante, é que as pessoas esquecem que a maioria dos peixes ornamentais vive muito, geralmente as espécie que tem a menor expectativa de vida vive em média 3 anos. Alguns vão de 8 à 12 anos, e existem outras que ultrapassam facilmente 20 anos. Então para um peixe que vive mais de 10 anos, o que significam 6 meses? Veja quantos anos a montagem deste seu amigo se mantém sem mortes e com peixes saudáveis e vigorosos.

Logo após refletirmos sobre os fatos acima, sempre devemos nos aprofundar ainda mais: então não é possível manter um grande número de peixes em um aquário considerado pequeno para suportar tal fauna? Não exatamente. É possível encontrar pela web imagens de aquários que de 30, 40 ou 50 litros com mais de 20, 30 peixes. Aparentemente saudáveis e ativos. Logo tudo que foi escrito acima perde a valia? Não! Devemos levar em conta outros aspectos além dos simplesmente técnicos (restritivos a medidas e volumes):

- Estabilidade do Sistema: poucos peixes, que não excedam o adequado recomendável garantem uma maior estabilidade do sistema como um todo (parâmetros mais duradouros e alterações mais fáceis de serem percebidas e se necessário, corrigidas a tempo). Assim a manutenção fica mais facilitada, evitando transtornos.

- Maior espaço livre para nadar:
os peixes dessa forma conseguem realizar “passeios” completos, exercitando ao máximo seus músculos e suas nadadeiras. Garante também um pleno desenvolvimento do peixe, que pode atingir e até superar o tamanho esperado.

- Tempo para descobrir novas espécies: quando se é iniciante (e quando não se é também), é muito fácil acharmos aquele peixe, o nosso preferido. Então logo o compramos em grande quantidade. Porém, passado algum tempo, surge na loja outra espécie que nos encanta, mas não poderemos comprar porque o aquário já está lotado daquele peixe que adquirimos primeiramente. E é por isso que ao comprarmos aos poucos os habitantes, damos tempo para que eventuais descobertas apareçam e possamos então adquiri-las, à nossa vontade.

Pois bem, depois de avaliados todos os aspectos anteriores, está na hora de mostrar um guia que norteará os aquaristas que estão na dúvida e não querem superpopular seus aquários. Este guia foi baseado nos manuais da SERA (empresa muito respeitada de produtos para o aquarismo alemã).

Primeiramente, devemos levar em conta apenas o tamanho de peixe adulto, mesmo que ainda sejam alevinos. Também devemos levar em conta um acréscimo de 20 à 30% de água extra, afinal o aquário geralmente recebe substrato, equipamentos e demais itens que ocupam espaço. Após:

- Peixes de 2 à 5cm = 1,5 litros/cm
- Peixes de 5 à 10cm = 3 litros/cm
- Peixes de 10 à 20cm = 4 litros/cm
- Peixes acima de 20cm = 8 litros/cm


Exemplo prático I: para um cardume de 15 Neons Cardinais seria necessário um volume de água de aproximadamente 112 litros.

Cada Neon alcança 5 cm: 15 X 5 cm = 75 cm X 1,5 litro = 112 litros e meio.

Exemplo prático II: para um grupo de 5 Tricogásteres Azuis seria necessário um volume de água de aproximadamente 300 litros.

Tricogaster alcança 15 cm: 5 X 15 cm = 75 cm X 4 litros = 300 litros.

Exemplo prático III: para um Óscar seria necessário um volume de água de <280 litros.
Um Óscar atinge 35 cm: 35 cm X 8 litros = 280 litros.

Claro que como foi dito antes cada caso é um caso e é possível abrir exceções de acordo com situação. Cabe ao aquarista avaliar, baseado no que aprendeu sobre aquarismo responsável o que pode ser alterado.

Quanto maior é um aquário, maior a capacidade de abrigar um grande número de peixes. No caso do Óscar, para cada peixe o cálculo exige 280 litros, logo para um grupo de 5 seriam necessários 1.400 litros certo? Não!!! É possível manter perfeitamente bem e com conforto 5 peixes desta espécie em aquários com mais de 650 litros.

As medidas do tanque também devem ser observadas, para espécies altas como Acarás Bandeira e Acarás Disco, mais vale um aquário alto do que um muito comprido. Para espécies muito ativas como Paulistinhas e Barbos, por exemplo, vale muito mais um aquário comprido e baixinho do que o contrário. Nestes casos separados nota-se que o volume é importante, mas as dimensões são mais ainda e devem ser levadas em consideração na hora da escolha das espécies.

Percebe-se como é importante dar uma base ao aquarista para que a partir desse ponto ele possa raciocinar e descobrir como popular corretamente um aquário. Aquarismo consciente e responsável deve ser sempre a prioridade, sobrepondo-se aos simples desejos e caprichos do praticante do Hobby. Não é correto superpopular um tanque só porque você queria levar um exemplar de cada espécie que viu na loja, pondo em riso o bem-estar físico do animal, estressando-o e muitas vezes ceifando sua vida muito antes do que seria o ideal.

Repito mais uma vez: o que escrevi não tem como função impor algo à ninguém, e sim servir como esteio para que seja possível chegar a um resultado satisfatório: um aquário bonito, com peixes na medida, sadios e que vivam muito, proporcionando inúmeras alegrias e descobertas ao aquarista.

Espero que tenham gostado e pensem bem antes ao escolher a fauna que povoará por muitos anos seu aquário.

>>>>>>> Fórum AquaPeixes <<<<<<<

Minha Betteira para o meu Betta.

Mateus Camboim
ViPs
ViPs


Brasil
Mensagens: 190
Pontos: 247
Reputação: 15
Data de inscrição: 01/02/2011
Idade: 23

Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: Quantidade de Peixes

Mensagem por Felipe yeah em Ter Jul 26, 2011 7:43 pm

Nossa, Muito bem explicado essa grande duvida que a maioria das pessoas tem.



Parabens, continue mandando artigos como estes para estar ajudando a todos com duvidas.



T+

Felipe yeah
Iniciante
Iniciante


Brasil
Mensagens: 155
Pontos: 174
Reputação: 0
Data de inscrição: 25/07/2011
Idade: 24

Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: Quantidade de Peixes

Mensagem por ronaldo koi em Ter Jul 26, 2011 9:25 pm

legal o artigo,eu mesmo sem experiência queria criar seis carpas em mil litros de água, uma loucura.que já passou.

ronaldo koi
Experiente
Experiente


Brasil
Mensagens: 696
Pontos: 780
Reputação: 15
Data de inscrição: 17/06/2011
Idade: 42

Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: Quantidade de Peixes

Mensagem por Felipe yeah em Qua Jul 27, 2011 8:29 am

Essi Artigo ajudou muito mesmo, pq eu nao tinha noçao de qntidade de peixes colocar



Legal d mais

^^

Felipe yeah
Iniciante
Iniciante


Brasil
Mensagens: 155
Pontos: 174
Reputação: 0
Data de inscrição: 25/07/2011
Idade: 24

Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: Quantidade de Peixes

Mensagem por joseleno em Qui Mar 01, 2012 10:55 am

Otimo artigo, ta me ajudando no que vou colocar no meu de 150L

joseleno
Iniciante
Iniciante


Brasil
Mensagens: 79
Pontos: 86
Reputação: 0
Data de inscrição: 23/02/2012
Idade: 38

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum